20.8.16

O Sul Em Cima 30 - SELTON


O SUL EM CIMA dessa edição, mostra o trabalho da banda SELTON!

Consolidado na Itália após dar os primeiros passos na Espanha, o quarteto brasileiro Selton lança "Loreto Paradiso", quarto CD da banda, álbum que reúne composições em inglês, italiano e português.
O Selton é formado por: Ramiro Levy, Ricardo Fischmann (voz e guitarra), Eduardo Stein Dechtiar (voz e baixo) e Daniel Plentz (voz, bateria). Tudo começou em Barcelona quando, por acaso, os gaúchos Eduardo Dechtiar e Ramiro Levy encontraram os antigos colegas de escola Ricardo Fischmann e Daniel Plentz, em 2006. Estavam na faculdade e resolveram fazer intercâmbio pela Europa. Então, para se manterem nesse período, resolveram montar uma banda, tocando em parques e ruas da cidade espanhola. Passados dois anos, o som dos porto-alegrenses agradou aos ouvidos de um produtor da MTV italiana. Daquele encontro, surgiu o convite do produtor musical Gaetano Cappa para trocar o espanhol pelo italiano e se mudar para Milão.
Primeiro disco:  Inspirados pelo compositor Enzo Jannacci, o Selton regravou canções tradicionais da Itália, numa estética mais roqueira e com letras em português, resultando no disco Banana à Milanesa (Barlumen Records, 2008), que chamou atenção da crítica local. Em 2010, a banda expandiu sua repercussão na Itália, com um surpreendente álbum de composições próprias, escritas em português e inglês: o CD Selton.
Saudade (Ghost Records 2013) - Movido pelo espírito aventureiro de permanecer como se estivesse na terra pátria em cada um dos países que acolheram sua música, o Selton convocou para a produção de Saudade, o engenheiro de som italiano Tommaso Colliva, conhecido por trabalhos com Franz Ferdinand e Muse. Mas é o Brasil que o grupo celebra na primeira faixa do disco. "Qui Nem Giló (Saudade)", de autoria do rei do baião Luiz Gonzaga, que conta com a colaboração do multi-instrumentista Arto Lindsay. Outro músico que colabora no álbum é o compositor Dente, importante nome da cena italiana atual.
O novo álbum: Loreto Paradiso (2016)
O disco, sucessor de Saudade (2013), conta com dez faixas que conta com a produção de Tommaso Colliva. Loreto Paradiso foi gravado em Londres, Milão e Brasil. Loreto Paradiso mostrou ser um momento bastante específico e benéfico na carreira do grupo Selton. É como se, agora, a banda não fosse mais o adolescente ácido e sarcástico da época de Saudade, mas um jovem adulto maduro e seguro das responsabilidades que tem. É dificil superar o álbum de estréia, mas certamente o novo trabalho traz perspectivas bem interessantes para um futuro promissor.
Vamos ouvir no programa O Sul Em Cima, músicas do novo CD Loreto Paradiso e também músicas do CD Saudade! As músicas são: Qui Nem Giló (Saudade), Across the See, Ghost Song, Drunken Sunshine, Eu nasci no meio de um monte de gente, Loreto Paradiso, Cemitério de Elefante, Be my Life, Don't play with Macumba, Junto Separado, Duty Free Romance, Up to me, Qualcuno mi Ascolta,  Feliz Ano Velho e Hokkaido Goodbye. Nessa última faixa tem um belo trecho de poema escrito por Miguel Souza Tavares, do livro Equador que diz:

"As ilhas são lugares de solidão e nunca isso é tão nítido como quando partem os que apenas vieram de passagem e ficam no cais, a despedir-se, os que vão permanecer. Na hora da despedida, é quase sempre mais triste ficar do que partir e, numa ilha, isso marca uma diferença fundamental, como se houvesse duas espécies de seres humanos: os que vivem na ilha e os que chegam e partem. "

Divirtam-se e comentem!!!!


Ouçam Aqui - Programa 30/2016











2 comentários:

  1. "O trem que chega é o mesmo trem da partida..."

    Parabéns! Que Deus lhe abençoe hoje e sempre, com muita saúde, paz e amor! Felicidades!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir