13.8.16

O Sul Em Cima 29 - CRISTIAN SPERANDIR


O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho de CRISTIAN SPERANDIR,

Vencedor do Prêmio Açorianos de Música (categoria Melhor Instrumentista de MPB/2013), o pianista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical Cristian Sperandir , considerado uma das revelações da música contemporânea no país, vem atuando ao lado de grandes nomes da música do Rio Grande do Sul e dando continuidade ao trabalho com sua família - grupo Sperandires. Em seu toque, referências de Brad Mehldau, Michel Camilo, Chick Korea, André Mehmari e Geraldo Flach estão expressas em vários momentos e na sua forma de pensar e ver a música.
Cristian herdou de sua família a afinidade musical (seu pai e seu irmão também são músicos) e começou a interessar-se por música já muito cedo, e desde então, o aprimoramento é constante. Iniciou seus estudos ao piano com treze anos através de vídeos-aula (Wilson Cúria, Nelson Ayres, Jordan Rudess, entre outros) e livros didáticos sobre música. Em Osório/RS ingressou na Academia de Música Rima-Aperfeiçoamento onde cursou Linguagem e Estrutura Musical (teoria musical e harmonia gradual) tendo como professor o maestro Paulo de Campos e no piano foi aluno de Nilton Júnior da Silveira e do maestro Carlos Garofalli; em Porto Alegre/RS estudou piano com o maestro Paulo Dorffman e, por último teve aulas com Rafael Vernet.
Adriano, Adriana e Cristian Sperandir
Paralelamente aos estudos, Cristian já atuava como tecladista e arranjador do Estúdio A3, e produzia vários trabalhos em estilos diferentes. Depois de produzir inúmeros artistas, 2010 foi o ano em que lançou seu primeiro trabalho autoral ao lado do irmão Adriano e da cunhada Adriana, o CD Outono dos Sentidos com o grupo Sperandires.
Em 2011, foi convidado a fazer homenagens ao pianista Geraldo Flach, um dos maiores ícones da música instrumental do Rio Grande do Sul. Além disso, Cristian foi o vencedor da 1ª edição do Festival Moenda Instrumental com o tema Flamboiã, composta por ele e pelo irmão Adriano Sperandir, Depois de ter participado, em 2012, das gravações do DVD do Samuca do Acordeon, Cristian gravou o DVD-Show em comemoração aos 50 anos de carreira do acordeonista e cantor Luiz Carlos Borges. um dos maiores artistas  do sul do país. Produziu o CD de Victor Hugo, um dos maiores intérpretes do Rio Grande do Sul. Em 2015 gravou o DVD da cantora nativista Shana Muller e realizou um concerto popular dom a Ospa (Orquestra sinfônica de Porto Alegre);
Atuando em festivais em todo o Brasil, Cristian já foi premiado na maioria deles como compositor, arranjador e instrumentista, obtendo destaques e prêmios de 1º, 2º e 3º lugares, dentre outras premiações paralelas. Festivais como Fenac (MG), Moenda (RS), Fampop (SP), Reponte (RS), Femupo (SP) e muitos outros. Foi um dos cinco selecionados pela comissão julgadora do Samsung e-Festival, liderada pelo curador artístico Thomas Roth, na categoria instrumental, além de já ter participado em diversos festivais de Jazz, tais como Poa Jazz Festival, Canoas Jazz, Tum Instrumental, dentre outros. Trabalha também como arranjador e produtor musical em vários projetos de artistas do Rio Grande do Sul e do país, além de gravar e acompanhá-los em espetáculos, shows e festivais. Já tocou com Gabriel Valim, Luiz Carlos Borges, Samuca do Acordeon, Shana Muller, Victor Hugo, Sperandires, Luiz Brasil (guitarrista e produtor musical que já trabalhou com nomes como Cássia Eller e Caetano Veloso), Cantadores do Litoral, entre outros.
Cristian Sperandir foi o vencedor do Prêmio Açorianos de Música na categoria Melhor Instrumentista de MPB pelo disco "Brasileirice", de Paola Matos. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu em abril de 2014 no Auditório Araújo Vianna em Porto Alegre/RS.

Vamos ouvir no programa O Sul em Cima, algumas músicas selecionadas pelo Cristian Sperandir que são Que bons ventos lhe trazem? (Cristian Sperandir), Tiro de Brazuca (Cristian Sperandir e Samuca do Acordeon), Fotografia (Beto Bollo e Luiz Carlos Borges), Olhar Além (Cristian Sperandir e  Caio Martinez), Canção do Mar (Jociel Lima), Pensei que Fosse em Vão (Thiago Carreri e Samuca do Acordeon),  Rancheirinha e Piano Azul (Geraldo Flach), Flor em Flor (Adriano Sperandir e Caio Martinez) e Rosa Branca (Cristian Sperandir e Caio Martinez). As músicas Canção do Mar e Rosa Branca estarão no próximo disco dos Sperandires!


Ouçam Aqui - Programa 29/2016







Links:



6 comentários:

  1. Sábado, 13/08 tive o privilégio de ver o show dos irmãos Ramil. Dizer que amei é muito pouco!. Não consigo ler o livro que adquiri no dia, do Kleiton, pois só leio a dedicatória! Apaixonada ainda mais!. Obrigada pela noite primorosa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Kleiton, que nos deu um show incrível em Itaperuna e, ainda autografou seu livro maravilhoso. Ainda mais fã e apaixonada.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Cicida pelas mensagens inspiradas e elogios...

    ResponderExcluir