30.4.16

O Sul Em Cima 14 - TAO DO TRIO

Suzie Franco, Fernanda Sabbagh e Cris Lemos

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado ao trabalho do TAO DO TRIO.

Vicente Ribeiro
O Tao do Trio, é um grupo vocal curitibano, atualmente formado pelas cantoras Cris Lemos, Fernanda Sabbagh, Suzie Franco e o maestro Vicente Ribeiro. Em 2016, um episódio inédito marca a música popular curitibana: pela primeira vez, desde 1994, o Tao do Trio - criado nas salas da Faculdade de Artes (FAP) - dedica um disco ao cancioneiro de uma mulher. Depois de perfilar a obra de Caetano Veloso (Uns Caetanos, 2001, CID Entertainment) e Cartola (Rosa Que Te Quero Verde, 2007), com aceitação popular e da crítica especializada, aporta no mercado o disco Flor de Dor - Tao do Trio Canta Etel Frota. Neste trabalho, o grupo, fundado pelas cantoras Cris Lemos, Helena Bel e Suzie Franco, perfila a obra desta poeta paranaense sob a direção musical e arranjos de Vicente Ribeiro, premiado compositor, arranjador e maestro nascido no Rio de Janeiro, radicado em Curitiba, respaldado, também, por 33 anos de atuação no mercado musical. Como é de praxe na discografia conjunta destes artistas, os tributos nunca caem no lugar comum e apenas reverente, afinal, quem foi que disse que um grupo vocal não pode ser ousado?  O Tao do Trio pode,
Etel Frota
e você saberá melhor os motivos logo abaixo. O Tao fez sua estréia - que vendeu mais de 6 mil cópias - a convite de uma gravadora carioca; dividiu o palco com artistas de renome nacional, como Arrigo Barnabé, Leny Andrade e Jair Rodrigues; apresentou-se, com sucesso, para platéias da capital carioca, São Paulo, Brasília, entre outros; foi o único representante do Paraná no Prêmio Caras de Música e que teve disco lançado no Japão. Para defender 13 canções da já citada Etel, assinadas solitariamente ou com parceiros, os artistas recebem participações que, conduzidas por Vicente, acrescentam a este trabalho muito mais do que personalidade, e sim a ressignificação do mesmo, criando em cima da criação já pronta. Em Quatro Acalantos, parceria de Angel Roman e Etel Frota, o ouvinte encontra o Tao do Quarteto (Tao do Trio + Helena Bel). Onde os Anjos Não Ousam Pisar, feita pelo grande compositor Zé Rodrix com Etel Frota, conta com a adesão do Vocal Brasileirão. Feita a quatro mãos, Sanctus, de Rafael Altério e Etel, apresenta curioso encontro entre o Tao e o Molungo. Tudo isto, mais a adesão da cantora curitibana Fernanda Sabbagh, que substituiu Helena Bel a partir de 2015, reforça as três grandes características que o Tao do Trio conserva, ano após ano, nestes 22 anos de carreira: a qualidade vocal de três cantoras que sim, Têm algo a dizer, a instrumentação de Vicente Ribeiro, exigente por natureza, depuradora por formação acadêmica; e, por fim, o compromisso de oferecer ao público uma música que, ao sofrer o teste do tempo, passe por ele com louvor.

Crowdfunding - Lançamento do CD Flor de Dor - TAO DO TRIO

O TAO DO TRIO lançou um projeto de crowdfunding para realizar o show de lançamento oficial do álbum Flor de Dor - Tao do Trio canta Etel Frota, reunindo no palco alguns dos instrumentistas que participaram das gravações e contando ainda com a participação especial de dois dos grupos mais relevantes da cena musical curitibana. Vocal Brasileirão e Molungo. No intuito de reproduzir a sonoridade camerística do disco, à seção rítmica tradicional (piano, baixo e bateria), se juntará um quarteto de cordas (violinos, viola e cello). O espetáculo, a ser realizado em junho de 2016 no Teatro Paiol, em Curitiba, contará com arranjos e direção musical de Vicente Ribeiro, roteiro de Etel Frota e direção cênica de Levi Brandão.
Participando desse projeto, você ainda ajuda a viabilizar a segunda tiragem (1000 cópias) do CD Flor de Dor, cuja primeira tiragem, mesmo antes do lançamento oficial, já está quase esgotada. Para participar, é só acessar o link:

http://www.kickante.com.br/campanhas/cd-flor-de-dor-show-de-lancamento

PARTICIPEM!!  Até 19/05/2016


Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA as músicas do lindo CD Flor de Dor - Tao do Trio canta Etel Frota!
O poema no início do programa é de autoria de Márcia Pfleger e está contido em seu livro "Caneca de café com versos" da editora 7 Letras lançado em 2015.
Divirtam-se e comentem!!


Ouçam Aqui  - Programa 14


Programa 14/2016 - TAO DO TRIO  - Parte 1


Programa 14/2016 - TAO DO TRIO - Parte 2




https://soundcloud.com/tao-do-trio/
facebook.com/taodotriooficial


Nenhum comentário:

Postar um comentário