13.2.16

O Sul Em Cima 03 - CLARISSE GROVA

Clarisse Grova - Foto: Carlos Peder 

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a obra de CLARISSE GROVA.

Clarisse Grova é cantora e compositora carioca de Música Popular Brasileira.
Começou sua carreira  no início dos anos 80, cantando em bailes e depois na noite carioca, em bares como Chiko's Bar e Cálice Bar, acompanhada por Luizinho Eça, Edson Frederico, Osmar Milito, entre outros.
Cantora experiente, Clarisse Grova mudou-se para Porto Alegre em 2012. Atualmente está em estúdio, finalizando seu primeiro EP autoral: "Clarisse Grova - Do Redentor à Redenção", documentando assim, sua experiência como compositora.

Em 1985, produzida por Renato Corrêa e direção artística da gravadora EMI-ODEON, gravou seu primeiro trabalho fonográfico, com arranjos de César Camargo Mariano, Eduardo Soutto Neto e Jota Moraes. No repertório, músicas de: Sueli Costa e Abel Silva, Flávio Venturini, Cláudio Cartier e Paulo César Feital.
Escolhida por Abel Silva para interpretar suas canções, abriu o projeto "Poeta Mostra Tua Cara", elaborado e produzido por Manina Barreto, produtora cultural da Rádio MEC. Com ele percorreu o Estado do Rio, apresentando-se no show "É Poesia e é Canção", a partir do sucesso no NightRio's, na capital carioca.
Em 1996 participou da produção inglesa "Friends From Rio", com a banda Cama de Gato, interpretando a música "Para Lennon e Mc Cartney". O disco foi lançado em Londres, no mesmo ano.
Participou do CD "Estão Voltando as Flores", produção de Paulinho Tapajós, com as cantoras Nana Caymmi, Aline, Kika Tristão e Fátima Regina. Participou, ainda, do CD 50 anos de Aldir Blanc, indicado para o Prêmio Sharp 1996, na categoria de "Melhor disco de MPB".
Em 1997 foi convidada por Aldir Blanc para gravar seu primeiro CD, "Novos Traços", produzido por Rildo Hora pelo Selo Alma, com canções de Cristovão Bastos e Aldir Blanc e arranjos de Cristovão.
Em 1999, encerrou o projeto "Nara, Uma Senhora Opinião", realizado no CCBB. No ano seguinte participou do Festival de Música Brasileira realizado pela TV Globo, e apresentou seu espetáculo, "Brasileira".
Em 2001 apresentou seu espetáculo: "BRasileira" no Teatro das Artes no Shopping da Gávea com elenco de bailarinos circenses da Intrépida Trupe com direção e coreografia de Dani Lima e direção geral de Alice Viveiros de Castro.
Em 2003, em parceria de Felipe Radicetti, lança seu primeiro CD autoral: "Superlisa", também lançado no Japão pelo selo Koala. "Trata-se do mais bem sucedido casamento da MPB com a  música eletrônica." (Hugo Sukman - O Globo).
Em 2009, Clarisse inaugura a "Oficina da Voz" e realiza workshops, com aulas de canto e orientações para a voz falada na publicidade, rádio e TV, percorrendo vários estados do Brasil.
Em 2011 foi convidada por Arthur Verocal para turnê realizada pelo Brasil, para lançamento do DVD gravado em Los Angeles no Luckman Theather. Nesse mesmo ano, convidada por Beth Carvalho, Clarisse passa  a integrar a banda da madrinha do samba.
Em 2012 foi convidada pelo bandolinista, músico, compositor e arranjador Afonso Machado, lançaram juntos o CD "Que Tal?", com parcerias de Afonso com Elton Medeiros, Paulo César Pinheiro e Carlinhos Vergueiro entre outros.
Em 2013 participou do CD "The Chico Buarque experience", com a faixa "Love List" (Folhetim), entre outros cantores consagrados da MPB. Este CD recebeu o prêmio de melhor CD de língua estrangeira no "Prêmio da Música Brasileira";
Em agosto de 2015, ao lado do compositor Fred Falcão, lançou o CD "Premonições", com arranjos de Cristovão Bastos, distribuido peça gravadora Sala de som.
Ainda em 2015, participou do CD "Mais que Perfeito" da compositora Carlota Marques como intérprete e compositora. Na canção "Aos Pedaços", Clarisse é parceira de Carlota e Paulo César Pinheiro que, no CD, tem a interpretação do parceiro. Sua participação como intérprete está no samba de Carlota Marques: "Garnizé de quintal";

Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA, as músicas:
Finesse - Clarisse Grova e Lúcia Santos
Um outro Fado -  Clarisse Grova e Paulo César Feital
Clara Carioca - Clarisse Grova e Leo Nogueira
Ladainha - Tavito e Etel Frota
Love List - Chico Buarque  e  O. J. Castro
Porto Alegre, meu sul, meu chão - Clarisse Grova
Qui lo sa (Tempestade de amor)  - Clarisse Grova e Carlos Di Jaguarão
Cravo e Ferradura - Clarisse Grova, Cristovão Bastos e Aldir Blanc
Aos Pedaços - Carlota Marques, Paulo César Pinheiro e Clarisse Grova
Aviso Prévio - Clarisse Grova
Marca registrada -  Clarisse Grova e Léo Nogueira
Acalanto pros netos - Cristovão Bastos e Aldir Blanc

O programa está imperdível!!! Divirtam-se e comentem!!


Ouçam Aqui - Programa 3

Programa 3/2016 - CLARISSE GROVA - Parte A


Programa 3/2016 - CLARISSE GROVA - Parte B



Contatos Clarisse Grova:
facebook.com/clarissegrova

OFICINA DA VOZ - Preparação e direção de voz cantada e falada - Práticas para o Canto Autoral, Voz para Publicidade, Rádio e TV (Clarisse Grova)
POA - (51) 9963-8148  (51) 3026-8806   RJ (21) 9156-3464




3 comentários:

  1. Clarisse é das vozes mais perfeitas que já ouvi. Sim, eu disse perfeitas. Amo.
    Parabéns pelo programa.
    Soli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soli, que surpresa boa. Obrigada pelo carinho, fiquei muto feliz com suas palavras, sua sensibilidade. Um bj da Clarisse Grova

      Excluir
  2. Clarisse Grova, sinônimo de talento, sensibilidade e carisma! Uma grande artista nos brindando com sua musica! Muito bom!

    ResponderExcluir