10.10.15

O Sul Em Cima 34 - Estrela Leminski e Téo Ruiz


O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado ao projeto MÚSICA DE RUIZ (Estrela Ruiz Leminski e Téo Ruiz).

ESTRELA RUIZ LEMINSKI nasceu em 1981 em Curitiba, e escreve desde os 6 anos de idade. Trabalhou em vários jornais e revistas. Estudou Música na Faculdade de Artes do Paraná (graduação em licenciatura) e fez pós-graduação em Música Popular Brasileira, pela mesma instituição. É mestre em composição pela Universidade Federal do Paraná e em música hispana pela Universidad de Valladolid, Espanha. Além de poeta, é compositora, produtora e toca bateria e percussão. Em 2014 lança o Leminskanções, álbum duplo com composições exclusivas e parcerias de Paulo Leminski.
TÉO RUIZ é músico, compositor e produtor atuante. É pós-graduado em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Em 2010 concluiu seu mestrado em música hispana na Universidad de Valladolid, Espanha, sendo a indústria musical brasileira e a reconfiguração do setor que se deu nos últimos 20 anos o tema de sua dissertação. Foi solista do Coral da UFPR, estuda violão e percussão e fez diversos cursos de aperfeiçoamento, como por exemplo: percussão com Naná Vasconcelos, Caíto Marcondes, Marcelo Effori e Marcos Suzano, de áudio com Ulisses Galetto e Sólon do Valle e de produção com Grace Torres.

Nomes de destaque na nova MPB, Estrela Leminski e Téo Ruiz tem sido citados na imprensa nacional e estão envolvidos em vários projetos.
Vamos mostrar no programa, as músicas do disco São Sons. Esse trabalho rendeu shows e festivais na Espanha e em Buenos Aires e também em várias cidades brasileiras., além da seleção para o Prêmio de Música Brasileira 2011 e fez parte da lista dos melhores do ano da Revista Manuscrita (Embrulhador),
As composições de Estrela Ruiz Leminski e Téo Ruiz não seguem um padrão de gênero ou rótulos. Lembram os "novos paulistas" quando fazem canção cantaroláveis, mas também estão inseridos em um contexto de compositores curitibanos que transitam entre a letra de música e a poesia. A dupla desenvolve o projeto Música de Ruiz, que já gravou 2 discos de suas composições e também participaram de diversos projetos importantes a nível nacional, como a Feira Internacional de Música de Fortaleza, Empório da Música de Goiânia e Itaú Cultural. Mais recentemente, foram convidados para participar do Festival Internacional de las Artes de Castilla y León na cidade histórica de Salamanca, Espanha, onde apresentaram seu trabalho, o disco São Sons. Com composições consistentes sempre com a poesia como seu principal instrumento, o disco traz arranjos que fornecem o acabamento ideal para a junção música-poesia da dupla. Tanto no disco como no show pode-se perceber a versatilidade das composições, envolvendo diversos ritmos brasileiros utilizando elementos da música eletrônica e instrumentos peculiares na busca pela sonoridade poética do trabalho. As canções também trazem as mais diversas parcerias que a dupla tem com artistas como Ceumar, Kléber Albuquerque e Alice Ruiz, com participação especial destes e outros nomes como Ná Ozzetti, Rubi, Natália Mallo, Anelis Assumpção, Miriam Maria, Carlos Careqa e André Abujamra.

Márcia Pfleger
No começo do programa vamos ouvir ainda, lindos poemas da jornalista e escritora paranaense  MÁRCIA PFLEGER, do seu livro de estréia "Caneca de Café com Versos", lançado pela   Editora 7Letras. São quase 60 páginas que conseguem envolver o leitor na beleza dos haicais e também em poemas mais longos, revelando reflexões profundas, sem perder a carga de leveza e originalidade.
Márcia Pfleger, nasceu em União da Vitória, interior do Paraná, e reside e trabalha em Curitiba há mais de 20 anos. Já tem textos publicados na antologia Paralelos - Contos Fantásticos, da Editora InVerso, na revista de literatura Parênteses, e no Dossiê Woolfiana: Mulheres Escritoras dos Séculos XX e XXI. O livro "Caneca de Café com Versos" editado pela 7Letras, uma das mais conceituadas do país, é seu primeiro livro solo.



Ouçam Aqui - Programa 34


Programa 34/2015 - Estrela Leminski e Téo Ruiz - Parte 1


Programa 34/2015 - Estrela Leminski e Téo Ruiz - Parte 2





Nenhum comentário:

Postar um comentário