20.6.15

O Sul Em Cima 18 - YOYO BOROBIA


O SUL EM CIMA dessa edição apresenta o trabalho de YOYO BOROBIA,

A cantora Yoyo Borobia nasceu na Venezuela onde iniciou seus estudos musicais aos 7 anos tocando um instrumento de cordas típico deste país, o Cuatro. 
Em 2000 mudou-se para a Espanha com a família, onde formou-se em Administração e Direito. Durante os anos universitários, a música falou mais forte e entrou de forma definitiva na sua vida e Yoyo redescobriu sua vocação. 
Estudou música e canto com garra, participando de diversos cursos de especialização e seminários de aprofundamento musical. A experiência musical se fortaleceu, e ela iniciou sua carreira cantando em grupos de jazz, soul, gospel, funk, a cappella, música espanhola e latinoamericana. 
Realizou intercâmbio em vários países - na Europa (França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Hungria) e também nos Estados Unidos, Marrocos, Tunísia, Bolívia, Paraguai e Argentina. 
Novos conhecimentos e influências musicais e culturais preencheram sua musicalidade, colorindo seu som com uma diversidade étnica. Todas essas experiências acabaram trazendo a cantora para a cidade de São Paulo, onde encontrou um ambiente propício para desenvolver projetos e enriquecer ainda mais suas criações.
Em 2014, iniciou projetos com forte influência jazzística que misturam a música hispanoamericana e brasileira. Nasceram parcerias e apresentações em casas noturnas de São Paulo. Nesse ambiente repleto de criatividade, sua música autoral nasceu forte e floresce.

Foto: Angela Pimentel
Em abril , YoYo participou do Festival Brasileiro de Música de Rua que aconteceu em diversas cidades da Serra Gaúcha como Antonio Prado, São Marcos, Vacaria, Nova Petrópolis, Flores da Cunha, Farroupilha, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Nesse ano o conceito do Festival foi muito além do já trabalhado nos anos anteriores, que é o resgate da música bem elaborada, a democratização do acesso à cultura, bem como a aproximação entre o artista e o espectador. Agora, o Festival Brasileiro de Música de Rua se firma como mais um vetor de diálogo entre os países latino-americanos por meio de sua produção musical.
Recentemente, foi lançada a música "Pas si loin que ça" na qual YoYo tocou o Cuatro e canta, com letra em francês e melodia doce, falando da força do amor que está distante fisicamente mas que se mantem próximo.
A partir do lançamento do vídeo desta música, com apoio do Centro Cultural B_arco num projeto coordenado por José Augusto de Blasiis, YoYo decidiu compor e gravar as músicas que farão parte do primeiro CD autoral.

Para conseguir gravar seu CD, YoYo preparou um projeto de crowdfunding (financiamento coletivo)  e quem quiser apoiar a artista para que ela possa concretizar esse projeto é só clicar no link:




Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA uma deliciosa entrevista com a Yoyo, onde ela mostra também  algumas musicas de sua autoria. O programa está imperdível!!

Divirtam-se e comentem!!


Ouçam Aqui - Programa 18/2015


Programa 18/2015 - YOYO BOROBIA - Parte 1


Programa 18/2015 - YOYO BOROBIA - Parte 2



http://yoyoborobia.com/

https://www.facebook.com/yoyoborobia?fref=ts




Nenhum comentário:

Postar um comentário