19.4.14

O Sul Em Cima - Jerônimo Jardim


 O SUL EM CIMA dessa edição reprisa o programa dedicado a JERÔNIMO JARDIM.

Jerônimo é compositor, cantor, escritor, bacharel em direito, publicitário, servidor aposentado do Tribunal Regional do Trabalho, exerceu a advocacia e o cargo de professor de Direito e Processo do Trabalho na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande. Apesar de ter nascido em Jaguarão, considera-se bageense, pelo fato de ter nessa cidade suas raízes familiares. Durante sua infância, morou em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Nos anos 1970, mudou-se para Porto Alegre (RS), onde iniciou sua carreira artística, além de ter atuado também como publicitário. De 1973 a 1977, integrou, juntamente com Ivaldo Roque, Loma,Yoli e Tenison Ramos, o Grupo Pentagrama. Com o conjunto gravou um LP produzido por Ayrton dos Anjos para a gravadora Continental. Em 1978, lançou seu primeiro disco solo, "Jerônimo Jardim", para a recém inaugurada gravadora gaúcha Isaec. Em 1979, sua canção "Moda de Sangue" (com Ivaldo Roque) foi gravada por Elis Regina e incluída na trilha sonora da novela "Coração Alado" (TV Globo).
Em 1981, venceu o Festival MPB Shell, da Rede Globo de Televisão, com sua música "Purpurina", defendida por Lucinha Lins.

Jerônimo e sua esposa Clair  -foto: James Santos

Autor de três peças para teatro e de cinco livros infantis, Jerônimo lançou também dois bons romances: In extremis - Na alça da Mira (2010), e Serafim de Serafim (2011).

Um problema de saúde o forçou a interromper por algum tempo sua produção literária e musical, porém Jerônimo vem seguindo firme e nos presenteando com lindos trabalhos, como o CD "De Viva Voz" de 2011, que vamos apresentar no programa O SUL EM CIMA dessa edição.

Os músicos que participam desse trabalho são: Toneco da Costa (direção musical, arranjos, cifras, violão), Pedrinho Figueiredo (produção artística, arranjos de sopros, flauta e sax soprano), João Vicente (violão de sete cordas), Luis Arnaldo (cavaquinho), Fernando do Ó (percussão). Participação especial de Greice Morelli (vocal).



Divirtam-se e comentem!!



Ouçam Aqui - Programa Jerônimo Jardim


Programa 15/2011 - Jerônimo Jardim  - Parte 1

Programa 15/2011 - Jerônimo Jardim  - Parte 2




http://www.mpb4.com.br/um-disco-hist%C3%B3rico
http://www.dicionariompb.com.br/jeronimo-jardim

Um comentário:

  1. Kleiton me atribui uma das qualidades que ele esbanja: a generosidade. Muito obrigado pela oportunidade de aparecer no teu programa, querido amigo, grande responsável, ao lado do mano Kledir. pela consolidação da arte musical gaúcha no sudeste, onde as coisas acontecem para todo esse grande e amado Brasil. Jerônimo Jardim.

    ResponderExcluir