23.8.13

O Sul Em Cima 21


O SUL EM CIMA dessa semana apresenta o trabalho da excelente cantora JULIANA CORTES, mostrando as músicas do disco INVENTO.

Concebido inicialmente como um show comemorativo aos 40 anos do Teatro Paiol que recebeu a presença de Vitor Ramil, 'INVENTO" é o primeiro disco de Juliana Cortes. A voz suave da cantora curitibana revela a imagem do sul do país no inverno, suas geadas, neblinas, por meio da fusão harmônica de elementos dos gêneros musicais da região a elementos minimalistas e ao jazz. "Pensei nas canções do cone-sul, nas milongas, nos tangos, nas cidades de fronteira, na poesia sulista e numa linguagem característica que temos" define a cantora.
Ao lado dos músicos Luis Otávio Almeida (guitarra), Ronaldo Saggiorato (baixo), Vina Lacerda (percussão), Romildo Weingarther (violoncelo) e Du Gomide (viola caipira), a cantora expõe em canções um movimento íntimo de invenção de uma possibilidade estética curitibana. As canções, em sua grande parte, são de compositores do sul e se inspiram no inverno dessa região. A única exceção é "Santana", do pernambucano Junio Barreto. Porém, a escolha do repertório não tira a brasilidade do disco. As músicas foram escolhidas de forma que não isolassem o trabalho do contexto do Brasil.
O álbum conta ainda com a participação de Vitor Ramil, que divide os vocais e recita um poema de Paulo Leminski com Juliana na Faixa "O Velho Leon e Natália em Coyoacán", um dos destaques do disco.


Ao lado do guitarrista Luis Otávio Almeida, que também é o arranjador e diretor musical, o cantor teve sua obra como ponto de partida de "INVENTO". A proposta girou em cima da Estética do frio, do Vitor Ramil. Pensamos em como usar esse caminho, que fala de um sul Rio Grandense, para um pensamento de inverno Curitibano.", reforça Juliana. "Ao longo do tempo, a estética do frio transcendeu e o disco se tornou um desdobramento dessa proposta.".
No programa vocês vão poder ouvir como bônus, uma música chamada Taheñoi Jevy  M'Bae (Cayo Fretes) que é uma improvisação sobre uma canção em guarani  do repertório paraguaio composta nos anos 70.
O disco INVENTO foi gravado ao vivo e foi produzido por Fred Teixeira.

Vamos ouvir esse lindo trabalho com seleção de músicas ótimas,  interpretação e voz belíssima de Juliana Cortes!!
Divirtam-se e comentem!!!

Ouçam Aqui - Programa 21


Programa 21/2013 - Juliana Cortes  -  Parte 1


Programa 21/2013 - Juliana Cortes   - Parte 2



Site: www.julianacortes.com.br
SoundCloud: https://soundcloud.com/invento-julianacortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário