13.4.13

O Sul Em Cima 6

FOTO: ADOLFO GERCHMANN
O Programa O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a obra do cantor e compositor ALEX ALANO, em especial as músicas do seu mais recente trabalho chamado "REDONDAS".

Alex Alano iniciou seus estudos de música com o maestro Voltaire Paes em 1976. Cursou a Faculdade de Composição e Regência da UFRGS. Em 1984, mudou-se para a França fixando residência em Paris, onde ingressou no C.I.M. École de Jazz. Durante sua estada em Paris tocou em diversas casas noturnas integrando o grupo "Aquele Um" com o gaúcho Luizinho Santos (saxofone) e o francês Christian Davèe (percussão). Também se apresentou em Milão, Ibiza e Portugal.
Em 1986, de volta ao Brasil, lança o show "Singular, Plural e Outras". Em 1988 lança em Porto Alegre e Belo Horizonte o LP Canibal, com a participação de músicos como Alegre Correa, Renato Mujeiko, Gringo Saggiorato, Guinha Ramirez e Jua Ferreira.
Em 1991 lança o show "Quem Eu?" no Mistura Fina, Rio de Janeiro, acompanhado pelo guitarrista Nelson Faria, pelo saxofonista francês Idriss Boudrioua e pelo baixista André Carneiro. Nesta temporada carioca, apresentou-se em diversas casas de espetáculos. Em 1992 fez apresentações no programa Milk Shake da apresentadora Angélica, na Rede Globo.
Tem composições em parceria com Antonio Villeroy, Rodolfo Mendes, Orestes Dornelles, Fausto Prado, Marisa Rotenberg e outros. Alex Alano também criou a versão brasileira da Marseillaise (Hino nacional da França) gravada em Paris pelo Quarteto Canela para o CD do trumpetista e jazzman francês Jean Loup Lognon, além de ter sido parceiro de Kleiton Ramil na criação de versões em francês para as canções da dupla Kleiton & Kledir.

Seu novo CD, REDONDAS, lançado em outubro de 2012, marca a retomada da carreira solo de Alex Alano que nos últimos 12 anos esteve atuando em bandas como Venerável Lama e Cidade Baixa, da qual ainda é um dos atuais cantores. Seguindo a linha de seu primeiro trabalho solo, CANIBAL, o cantor e compositor vem com 13 canções que exploram a diversidade dos gêneros musicais, resultando numa música brasileira com pitadas de pop mas com sotaque universal. As canções, as quais o artista chama carinhosamente de "redondas", foram garimpadas dentro de um universo de 70 composições e a escolha recaiu sobre as de concepção estética mais bem resolvidas, mais maduras, independendo do gênero:"...existem as canções mais espinhentas e as canções redondinhas. Este é um disco suave, de canções redondas, sem arestas, onde eu estou cantando manso; as canções são ao mesmo tempo simples e originais e com uma roupagem criativa e universal! Pra mim, um disco...REDONDO!!! Este conceito de redondas, na verdade, transcende a questão das canções, ele reflete o momento que estou vivendo: o fechamento de um ciclo e o começo de outro! Parte da minha história, dinâmica, cíclica e evolutiva!"
O CD tem produção de Marisa Rotenberg e Gelson Oliveira e conta com um super time de músicos: Guto Wirtti nos baixos, Jefferson Marx nas guitarras e violões, Matheus Kleber no piano e teclados, Giovanni Berti na percussão e as participações especiais de Ana Kruger na voz, Jorginho do Trumpete (Fluguelhorn e trumpete), Paulinho Fagundes (violão), Milene Aliverti (violoncello), e arranjo de cordas do uruguaio Monico Aguilera. O CD inaugura o selo ENGENHO MUSIC do compositor.

O CD REDONDAS de Alex Alano foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música 2012 - Gênero MPB nas categorias compositor, intérprete, instrumentista (Jéfferson Marx e Mano Gomes) e Disco. Também em Espetáculo do Ano, Arranjador (Alex Alano, Marisa Rotenberg e Gelson Oliveira) e categoria Produtor Musical (Marisa Rotenberg e Gelson Oliveira).


Vamos apreciar mais esse lindo trabalho de Alex Alano!!


Ouçam Aqui  - Programa 6 


Programa 06/2013 - Alex Alano  - Parte 1

Programa 06/2013 - Alex Alano  - Parte 2




Nenhum comentário:

Postar um comentário