23.3.13

O Sul Em Cima 4


 O programa O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a obra de MARIA RITA, em especial ao trabalho "Redescobrir" em que ela faz uma homenagem a sua mãe, Elis Regina.

Elis Regina - foto: Adolfo Gerchmann - 1981
ELIS REGINA  nasceu em 17 de março de 1945 em Porto Alegre/RS.
Ela é considerada por muitos, a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo, ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, em uma mesma apresentação ou em uma mesma música. 
Como muitos outros artistas do Brasil, Elis surgiu dos festivais de música da década de 60. Seu estilo era altamente influenciado pelos cantores de rádio, especialmente Angela Maria e a fez ser a grande revelação do festival da TV Excelsior em 1965, quando cantou "Arrastão" de Vinícius de Moraes e Edu Lobo.
Ao longo de toda sua carreira, cantou músicas de vários artistas até então pouco conhecidos, como Milton Nascimento, Ivan Lins,Renato Teixeira, Aldir Blanc,João Bosco e outros, ajudando a lançá-los e a divulgar suas obras, impulsionando-os no cenário musical brasileiro.
Elis lançou vários trabalhos como Em Pleno Verão (1970), Elis & Tom (1974), Falso Brilhante (1976), Transversal do Tempo (1978), Saudade do Brasil (1980), Elis (1980) entre outros trabalhos importantes.
Em 1967, casou-se com Ronaldo Bôscoli, diretor do Fino da Bossa, e ambos tiveram João Marcelo Bôscoli. Do seu segundo marido, o pianista César Camargo Mariano, teve os filhos Pedro Mariano e Maria Rita.

Maria Rita

Maria Rita começou a cantar profissionalmente aos 24 anos. Seu primeiro disco, "Maria Rita" foi lançado em CD e depois em DVD no final de 2003. Ambos foram lançados em mais de 30 países, incluindo Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, França, Inglaterra, Japão, Itália, entre outros. O reconhecimento foi de público e de crítica. Maria Rita venceu prêmios importantíssimos em 2004: Grammy Latino nas categorias Revelação do Ano, Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção em Português ("A Festa"); o troféu da categoria Melhor Cantora do Prêmio Multishow e os do Prêmio Tim nas categorias Revelação e Escolha do Público.
Em 2005 lança  "Segundo", em 2007, lança seu terceiro CD "Samba Meu" produzido por Leandro Sapucahy e co-produzido pela própria cantora. O CD teve lançamento simultâneo nos Estados Unidos, América Latina, México, Portugal, Israel e Reino Unido. Em 2011 lança outro trabalho chamado "Elo".
No final de 2011, Maria Rita começou a preparar um show em homenagem a Elis Regina, que fazia parte do projeto Nívea Viva Elis. Em princípio seriam 5 apresentações gratuitas ao longo do primeiro semestre de 2012 em diferentes cidades brasileiras. O sucesso foi tão grande que a cantora decidiu seguir com o show, rebatizando-o de "Redescobrir" e saiu em turnê pelo Brasil. Além disso, o espetáculo foi gravado e lançado em CD, DVD e Blue-Ray pela gravadora Universal no final de 2012.

"O que mais chamou a minha atenção foi que o meu objetivo principal se concretizou. Redescobri-la. Reapresentá-la. Relembrá-la. Sim, os "re-" são necessários porque Elis é in(consciente) coletivo. Eu via crianças nos colos de avós, adolescentes nos ombros dos namorados, casais dançando, cirandas se formando, braços pro ar, olhos brilhando com saudades, com amor, com compreensão. E cantoria. Muita cantoria. Aquela voz da massa me atingia, me arrebatava, me orgulhava. Orgulho que só posso (tentar) traduzir com minhas lágrimas, diversas vezes esparramadas em cena. Devido ao tamanho dessa emoção e gratidão aos fãs, decidi seguir um pouco mais com a turnê, para que mais pessoas possam participar dessa homenagem à Elis" - comentou Maria Rita.

E é esse trabalho maravilhoso que vamos mostrar na íntegra no programa O SUL EM CIMA e que será dividido em duas partes. Vamos apreciar as lindas canções que foram eternizadas por Elis, agora na voz da talentosa Maria Rita.


Ouça aqui - Programa 4  (Redescobrir 1 - Maria Rita)

Programa 04/2013 - Redescobrir 1   - Parte 1

Programa 04/2013 - Redescobrir 1   - Parte 2



Ouça aqui - Programa 4  (Redescobrir 2 - Maria Rita)

Programa 04/2013 - Redescobrir 2 -  Parte 1

Programa 04/2013 - Redescobrir 2 -  Parte 2




Divirtam-se e comentem!!

(comentários: Mari Kineuchi)

fonte: http://www.maria-rita.com

Um comentário:

  1. Oba... justa homenagem ao Rio Grande do Sul Na semana de Porto Alegre, nesses ultimos 30 anos nao vi outra cantora nesse Brasil como Elis Regina!

    ResponderExcluir