28.7.12

O Sul Em Cima 20

 
No programa O SUL EM CIMA de nº 20, vamos mostrar as músicas do mais recente trabalho de Adriana Calcanhotto chamado Micróbio Vivo.

Lançado em maio desse ano, em CD e DVD, o Micróbio Vivo é o resultado da turnê da cantora mundo afora, divulgando seu CD Micróbio do Samba, lançado no começo de 2011. A própria Adriana diz já ter nascido com o “micróbio” do seu conterrâneo, o sambista Lupicínio Rodrigues. Segundo ela, mesmo sem ter tocado sambas anteriormente na carreira, a influência de Lupicínio sempre se manifestou em suas músicas.
Mas, para quem começou com MPB, depois partiu para músicas infantis (Adriana Partimpim), e agora se envereda pelo samba, inovar não é problema. Além de convidar David Moraes, Adriana contornou a lesão que teve no punho direito, utilizando bandeja de chá, caixa de fósforos e até secador de cabelo como instrumentos musicais!
No entanto, o que mais chama atenção do público são as letras. Adriana Calcanhotto se considera uma mulher moderna, do seu tempo, e diz não poder cantar letras onde malandros esnobavam as parceiras e exaltavam a supremacia masculina.
O CD/DVD Micróbio Vivo foi gravado em 15 de outubro de 2011 no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Além de Adriana Calcanhotto, participaram os músicos Alberto Continentino (baixo acústico), Domenico Lancellotti (bateria, mpc), Davi Moraes (violão, cavaquinho, guitarra) e também Jorge Ribeiro (confetes). Produção de Daniel Carvalho. 
Interessante comentar que o DVD Micróbio Vivo traz também um pouco dos bastidores da extensa turnê de Adriana, que já passou por cidades como Cartagena, na Colômbia, Roma e Milão, na Itália, e Tóquio, no Japão. Porém, um dos lugares que mais chamou atenção da cantora foi nada menos do que Ljubjana, na Eslovênia. Foi lá onde o público mais teria aplaudido a banda, mesmo sem entender sequer uma palavra em português.
“Eles imaginavam o samba como coisa do Carnaval, da mulata, da Avenida, e de repente, se depararam com um concerto de câmara, com suingue... A força do samba é tão grande, que ele fala com as pessoas, mesmo sendo na Eslovênia”, afirma Adriana.

Vamos apreciar mais esse excelente trabalho de Adriana Calcanhotto.
Divirtam-se e comentem!!

(comentários: Mari Kineuchi)



Ouçam aqui - Programa 20


Programa 20/2012 - Adriana Calcanhotto (Micróbio Vivo)  - Parte 1


Programa 20/2012 - Adriana Calcanhotto (Micróbio Vivo) - Parte 2





Nenhum comentário:

Postar um comentário