24.7.10

O SUL EM CIMA 9

O cantor e compositor gaúcho merece o destaque do programa dessa semana. Ele como poucos, faz canções que nos faz experimentar das mais diversas sensações: melancolia, alegria, serenidade, agitação, emoções extremas e também equilibradas. Tudo feito com acuidade musical das harmonias, melodias e sua voz viciante.

Nei Lisboa! Quem não conhece não deixe de escutar e quem já conhece, aproveite a bela seleção de canções do especial dedicado a ele. É música que ultrapassa os limites do imaginário.


Ouçam Aqui - Programa 09/2010 - Nei Lisboa


Programa 09/2010 - Nei Lisboa  - Parte 1


Programa 09/2010 - Nei Lisboa  - Parte 2




Divirtam-se e comentem.

(comentários de Aline Mariano)

13 comentários:

  1. Kleiton, adorei. Não conhecia e fiquei feliz pela indicação. Você, como sempre, fazendo tudo com carinho, comprometimento e competência. Adoro tudo que faz.

    Abraços,

    Marcinha

    ResponderExcluir
  2. Bah, simplesmente maravilhosa essa oportunidade de conhecer o trabalho do Nei Lisboa, que eu, vergonhosamente ainda não conhecia... Vou procurar mais dele a partir de agora!!!

    Essa daqui "mata a pau", gostei de cara:


    Nem ao menos Deus por perto
    Mil idéias brilham
    Mas não molham meu deserto
    E já faz tempo
    Que eu escuto ladainhas
    As minhas, as ondas do verão

    Que irão bater na mesma tecla
    A mesma porta
    Baladas de uma época remota
    Não há saídas
    Só delírios de outro Midas
    Lambendo a tua cruz
    É ouro que reluz

    Oh, mana
    Não vale a pena pagar
    Um centavo, um retalho de prazer
    Oh, mana
    Eu quero é morrer
    Bem velhinho, assim, sozinho
    Ali, bebendo um vinho
    E olhando a bunda de alguém


    E apesar de tudo estranho
    Tenho inimigos que me amam
    Fantasmas
    Garçonetes em Pequim
    É sempre alguém
    Alguém que pensa em mim

    Enquanto o palco acende a luz do soul
    A banda passa e a bossa-massa o business-show
    Romanos
    Encharcados de poção
    Vivemos de paixão
    E alguma grana

    Oh, mana
    Não vale a pena pagar
    Um cigarro, um centavo de prazer
    Oh, mana
    Eu quero é morrer
    Bem velhinho, assim, sozinho
    Ali, bebendo um vinho
    E olhando a bunda de alguém

    Só óooo
    Muito além do jardim
    Viajo atrás de sombras
    Não sei a quem chamar oo
    Mas sei que ela diria ao acordar:
    Tudo bem...

    - Você me arrasou, meu bem
    Qualquer dia desses como as tuas bolas
    Mas por hora esqueça o drama na sacola
    Não puxe o cobertor
    Não tape o sol que resta nessa dor
    Foi bom, não durou

    Oh, mana...

    Grande achado esse teu blog Kleiton, aliás, grande achado voce(rsrsrsrs) porque o teu trabalho eu conheço desde sempre, mas foi só depois que te assisti ao vivo e pude ver o profissionalismo, o respeito pelos fãs e o amor pelo que fazem que tu e teu irmão demonstram em seus shows foi que me voltei mais atentamente a dupla e a ti principalmente pois do Kledir eu ja tive a oportunidade de ler suas crônicas(faltam os livros). Enfim, agora sou mais fã ainda, escancarada, de carteirinha, twitter, myspace, facebook, orkut, site oficial e seus blogs, to por dentro de tudo!!!(rsrsrs)

    Voces são grandiosos e atemporais e digo isso porque fui apresentada a sua música pelo meu pai e esta semana meu irmãozinho de 8 anos ouviu "Ao sabor do vento" e adorou, me disse que vai comprar o cd, ou seja, o tempo não atinge K&K!!! Gostaria de ter dito tudo isso pessoalmente, mas fiquei tão extasiada em vê-los autografando meus LPs, ali pertinho de mim, que morri de vergonha e não consegui fazer mais nada além de sorrir e abraçá-los o mais apertado possível para ter certeza de que era real. O Kleiton me agradeceu pela energia positiva no show e agora sou eu que agradeço por tudo, sua energia, seu talento, sua obra, enfim, sua existência!!! É de pessoas assim como tu que o mundo precisa, cheias de luz e felicidade, plantando cultura por onde passam, modificando o próximo com tuas mensagens.
    Muito obrigada!!!

    - Sabrina.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o Nei Lisboa é um músico gaúcho que merecia ter feito sucesso nacional. Nesse programa o Kleiton mostrou muita coisa, mas ainda faltaram outras músicas fantásticas dos três primeiros discos, em especial o "Carecas da Jamaica", o primeiro pela EMI, aquele que tinha tudo para estourar em todo o Brasil. Também não entrou nenhuma do CD "Relógios de Sol", onde aparece "Pra Te Lembrar", que Caetano gravou para a trilha sonora do filme "Meu Tio Matou um Cara". Das músicas que o Kleiton mostrou, "Telhados de Paris" foi gravada pela Zélia Duncan. Enfim, qualquer amostra que se colha da obra de Nei Lisboa vai revelar coisas geniais. Vale a pena conhecê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Bem vinda ao clube Sabrina! Conheci Nei Lisboa indo a um show em Porto Alegre no fim do ano passado, assim meio às cegas rsrs, o namorado falou que é bom então fui. Naquela noite, ganhei na loteria, adorei de cara. Primeiro pelas músicas que mesmo sem conhecer bate aquela culpa oriunda da vontade de cantarolar junto. Depois a qualidade! Era só ele com o violão, um pianista e tecladista e uma bateria simples, de jaz. Só com isso a música soava cheia e rica, não é todo mundo que consegue isso. O teatro era pequeno e não estava lotado mas dava para perceber que quem estava ali vivia um êxtase. Tinha um rapaz sentado na cadeira da frente que cada música que começava, ele soltava um comentário: essa é boa demais, adoro essa, nooossa! Assim como Kleiton e Kledir (cada qual no seu estilo), é atemporal mesmo, têm qualidade mais que suficiente para conquistar novos fãs e o mais difícil, manter os novos e os de sempre.

    Emilio, concordo contigo, sempre faltam algumas músicas. É por causa do tempo, uma hora é pouco. Tinha que ter pelo menos três. A seleção de músicas que o Kleiton faz é de grande ajuda para a subnutrição musical que vivemos. Vi uma entrevista com a Fernada Takai que disse uma coisa muito certa. Nunca se consumiu tanta música como nessa última década. Ela está no celular, nos restaurantes, bares e até meios de transporte. Isso pelo fácil acesso à ela que a internet trouxe. O problema é mesmo a falta de criatividade e mau gosto, por isso o programa do Kleiton é tão importante, acho que ele nem faz idéia hehehe.

    Beijão!
    Aline Mariano

    ResponderExcluir
  5. Amém!
    Sou completamente fã do trabalho dele. Suas músicas sempre estão entre as minhas mais tocadas no Ipod.
    Lembro de ter pago um tipo de "vale disco" nos anos 80 para que ele gravasse e valeu muito a pena :)
    Gosto muito do belo e delicado disco que a carioca Simone Capeto gravou só com músicas dele. Nei devia ser mesmo muito mais conhecido. Sinto que há um tipo de descoberta no ar.
    Affonsinho também andou gravando Nei.
    Lamento também não ver uma grande participação do Nei na Internet.

    Reza a lenda (verdadeira) que ele só não foi lançado nacionalmente porque se recusou a gravar a tola versão de Hey Jude que a gravadora queria empurrar goela abaixo. Não vou citar quem fez sucesso com ela em abertura de novela.

    Nâo sei se o que comento aqui vai ser dito no programa porque escrevo enquanto escuto.

    Parabéns Kleiton por todos os programas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Kleiton,

    Através do seu blog quero mandar um "baita" abraço pro Kleidir, pela vitória do Inter sobre o São Paulo. "Dá-lhe Inter'!!!!!!!!!!
    Como no blog dele não há a opção "Anônimo" o jeito foi utilizar o seu aqui....
    Viva o Inter gente!!!!!
    Saudações coloradas, Kledir e "vamo qui vamo"!!! até a próxima vitória.....

    (Kleiton, não repare...o Grêmio tb é um timaço!!!)
    Beijos,
    celeste.

    ResponderExcluir
  7. Benvinda ao nosso espaço,Sabrina.Concordo com tudo o que vc falou,esses meninos são mesmo uma benção de Deus.

    Bjs,Neide

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Neide e Aline pela recepção calorosa!!! É muito bacana dividir esse amor todo e essa admiração enorme pelos guris com outras pessoas e multiplicar os fãs deles por esse Brasil!!!

    Celeste, não faça isso amiga porque esse troço de grenal é sério, só quem é gremista ou colorado entende isso!!! rsrsrsrsrsrsrs brincadeira...

    bjus p tds!

    -Sabrina.

    ResponderExcluir
  9. Cris, teve até um show para venda desse "vale", que era na verdade um "bônus". O show se chamou "Nei Lisbônus". Quem lançou a moda do bônus de venda antecipada na música foi o Nélson Coelho de Castro com o seu "Juntos", mas ele já estava aproveitando uma ideia de Luciano Alabarse que vendera bônus para financiar seus livros.

    Nei até toparia gravar a versão de "Hey Jude" se o autor fosse Bernardo Vilhena, mas não Rossini Pinto, como foi o caso.

    ResponderExcluir
  10. Ah, sim, Cris, acho que não é segredo: o programa é pré-gravado, então não tem como ler os comentários no ar. Nem os do chat.

    ResponderExcluir
  11. Isso eu sei, Emílio. Quando falo que não sei se vai ser comentado no programa é a gravação publicada aqui que me refiro. A ansiosa não pode esperar o programa terminar para escrever :)
    O que bonûs que paguei foi lá em Pelotas. Naqueles shows dele com o Falcão de Bethânia. Era promoção do meu curso e depois passamos a noite de papo pelos bares. Eu já estava na ponte não aérea: Floripa-Pelotas Lembro que o Nei até me passou o endereço dele que estava morando lá mas depois aconteceu aquele triste episódio, e nunca mais encontrei com ele. Voltei a conversar com o Falcão anos depois quando dirigi alguns comerciais com ele. Nei é a trilha da minha saída de Pelotas. Pra Viajar No Cosmos Não Precisa Gasolina, tocava direto no Bar Misturança que era o da vez em Pelotas e mesma coisa acontecia no Bar do Arante em Florianópolis, então tenho essa relação de amor nostálgico com esse disco, entretando, não perco uma avaliação menos sentimental da obra desse que é um dos melhores compositores do Brasil. Implico um pouco com essa coisa que restrige a "compositor gaúcho. Implico porque já achei disco classificado como MPB do Rio Grande do Sul. Desconheço esse conceito.
    Gosto muito também do Nelson e sofro de vaga lembrança de também ter financiado a carreira :)
    Do Nelson tenho outra lembrança importante. Ele fez um show em Pelotas no auditório da Rádio Tupancy no dia em que o mundo chorava a morte de John Lennon.No dia seguinte quando a notícia e as homenagens se espalhavam por todos cantos.
    Tivemos que sair um pouco do luto pra não perder o show e nele o Nelson fez um belo e emocionado tributo. E por falar nele, estou tentando comprar seu disco mais recente mas ainca não achei como.

    Recebi tua mensagem e adorei :) Entendo perfeitamente.

    Beijo pra todos ouvintes!

    ResponderExcluir
  12. Cris Carriconde,minha "Irene Jacob",por tu andas,mulher?Como andam tuas poesias?
    Vai lá no blog me visitar,ver os vídeos de Jeanette MacDonald e Nelson Eddy,dois atores cantores de Hollywood;ele,barítono,ela,soprano,que se amaram tanto dentro e fora das telas que quando ela morreu ele perdeu o rumo.
    Acho que vc sabe a história deles!...
    Escrevo aqui ao som da quarta simfonia de Beethoven,executada pela Filarmônica de Berlim e com regência de Claudio Abbado.
    Estou sem ter o prazer de ouvir nosso querido Kleiton porque o meu pc pifou o som,por enquanto estou acumulando os programas para ouvi-los depois um a um,deliciosamente...
    Cris,ainda espero ler poesias suas.

    Bjs,Neide

    http://neidematsumoto.zip.net

    ResponderExcluir
  13. Já conhecia o trabalho de Nei Lisboa. Faz parte do grupo de talentosos músicos gaúchos! Telhados de Paris sempre evoca em mim algo que nunca parece estar completamente explicado. Parece uma canção em permanente construção poética, daquelas que pode ser reinventada em cada audição e é tudo sempre muito leve e doce, como uma brisa ao rosto. Tem a força das melhores canções de Renato Russo e o refinamento melódico-vocal próprio ao Nei, além de letra realmente mágica, como os telhados de Paris!

    ResponderExcluir