1.10.16

O Sul Em Cima 36 - IAN RAMIL

Ian Ramil - Foto: Eduardo Montelli

O SUL EM CIMA dessa edição, mostra o trabalho de IAN RAMIL. O artista foi indicado ao GRAMMY Latino e concorre aos prêmios de ARTISTA REVELAÇÃO e MELHOR ÁLBUM DE ROCK pelo disco Derivacivilização. O Grammy Latino entregará os troféus  dos vencedores no dia 17 de novembro, em Las Vegas! Vamos torcer!!!

IAN RAMIL, vem de uma família de muitos talentos musicais e começou a compor e tocar aos 11 anos de idade; Filho de Vitor Ramil e  sobrinho de Kleiton e de Kledir , já era de se esperar que Ian fosse bom na música . Mas ele vai além. O compositor apresenta sua forte identidade musical e criou um estilo de compor que tem agradado críticos musicais e público e o tem garantido na lista  das boas surpresas musicais dos últimos anos.
Seu primeiro álbum IAN foi gravado em 2012 e lançado em 2014. O disco mais recente DERIVACIVILIZAÇÃO foi lançado em 2015. As 10 músicas foram compostas entre meio de 2012 e final de 2014. 
Foto: Lauro Maia
Em janeiro de 2015, Ian e sua banda, formada por Martin Estevez (bateria), Felipe Zancanaro (guitarra), Guilherme Ceron (baixo) e Pedro Dom (piano e clarinete), seus parceiros de estrada há tempos, foram para Pelotas e passaram 15 dias imersos na casa onde Ian viveu sua infância e adolescência. Lá gravaram o disco Derivacivilização. Ian produziu o disco junto com Guilherme Ceron e depois desse período em Pelotas, trabalharam incessantemente, gravando outras cerejas, editando as músicas, gravando as participações especiais de Gutcha Ramil, Alexandre Kumpinski e Filipe Catto. A mixagem foi feita pelo genial Moogie Canazio, masterização de André Dias, arte da capa e encarte por André Bergamin. Quatro, das dez músicas, são parcerias com Poty Burch, Leo Aprato, Daniel Mã e Guilherme Ceron.
"O disco tem colagem de áudios gravados com celular, que fiz nos meses anteriores ao mergulho, e de outros áudios catados por aí; tem experimentação sonoras de todos nós, seja explorando heterodoxamente nossos próprios instrumentos ou com outras ferramentas, mas ao mesmo tempo é fluido; tem massa sonora, tem espaços,  tem sons da rua, tem silêncios, tem a ambiência natural cuidadosamente captada, pondo a casa nos instrumentos; tem peso, tem sopapo, tem voz e violão, tem take-ao-vivo-olho-no-olho, tem pressão, tem alma.
O fato é que eu não sabia onde chegaríamos. Mas tinha certeza de que se me juntasse aos amigos do peito, melhores profissionais que conheço, e se criássemos despretensiosamente livres, à deriva, sem amarras, dentro de um espaço cheio de boas memórias, envoltos por um clima de camaradagem e com equipamento foda, chegaríamos a um ótimo lugar. E acho que eu tinha razão! Não é fácil falar de dentro, mas vejo um disco que reflete lindamente essas forças externas em que amparei minha intuição" conta Ian.
As músicas do CD Derivacivilização, lançada pela Escápula Records são: Coquetel Molotov, Derivacilização (part. Filipe Catto), Salvo-Conduto, Corpo Vazio, Devagarinho, Artigo 5º (part. Gutcha Ramil),  A voz da Indústria (part. Alexandre Kumpinski), Quiproquó, Rita-Cassete (a re par ti ção),  Não vou ser chão pros teus pés. 

Vamos ouvir no programa O Sul em Cima, as músicas do ótimo CD Derivacivilização! Imperdível!!!



Ouçam Aqui - Programa 36/2016










Nenhum comentário:

Postar um comentário