24.10.15

O Sul Em Cima 36 - GRUPO VIOLA QUEBRADA

Grupo Viola Quebrada -  foto: Cristiane Lemos

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado ao trabalho do Grupo VIOLA QUEBRADA.

Formado em 1997, o nome do grupo foi inspirado em uma canção de Mário de Andrade, fundador do Modernismo brasileiro e pesquisador musical. Desde a criação, o Viola Quebrada se propõe a apresentar temas clássicos do repertório caipira, em arranjos recriados que ganham vida nas vozes e violões de Oswaldo Rios, na viola caipira de Rogério Gulin, no acordeom de Rubens Nunes Pires, no baixo de Sandro Guaraná, na percussão de Marcão Saldanha e na voz de Marinez Amatti.
A discografia é composta por cinco CDs. O primeiro, "Viola Quebrada" em 2000, com participações de Pena Branca e Xavantinho, Roberto Corrêa e Terra Sonora. Em seguida o "Viola Fandangueira", de 2002, CD duplo só de fandangos, com a participação da Família Pereira de Guaraqueçaba, do Mestre Eugênio e Pedro Pereira, ambos da Ilha dos Valadares. "Sertaneja" em 2003, no qual Zeca Baleiro canta o fandango paranaense "Balão que cai". Neste mesmo ano são convidados a participar de uma coletânea da gravadora Kuarup chamada "caipiríssimo", juntamente com Rolando Boldrin, Pena Branca e Renato Teixeira.
Em 2006, lançaram o CD "Noites do Sertão" com faixa de Alaíde Costa. Em 2011, o CD e DVD "Viola Quebrada canta Cascatinha e Inhana" com participação das Irmãs Galvão. Depois dessa caminhada, o grupo passa a se dedicar a um trabalho autoral em que Rogério Gulin e Oswaldo Rios assinam algumas músicas, e surgem parcerias com outros músicos como Paulo Freire, Consuelo de Paula, Chico Lobo e os poetas João Evangelista Rodrigues e Etel Frota.
Setembro de 2015 marca o mês de lançamento do sexto álbum "Meus Retalhos" - trazendo seis anos  de composições e arranjos inéditos de Oswaldo Rios, Rogério Gulin e parcerias.

Liane dos Santos
No início do programa vamos ouvir um lindo poema de LIANE DOS SANTOS intitulado O poema que me foi dado pronto, do livro O Exercício das Pequenas Delicadezas lançado pela NAU Editora em 2004.
Natural de Itajaí (SC), Liane Orzechowsky dos Santos nasceu em 24 de julho de1953. Morou em Porto Alegre de 1972 a 1980. Em 1976 conheceu Mário Quintana com quem manteve grande amizade até a morte deste em 1994. É dele o prefácio de Primeiro Ato, livro de estréia lançado em 1977. Formada em jornalismo pela PUC-RS, após trabalhar nos jornais gaúchos Folha da Manhã e Folha da Tarde, transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1980, onde reside até hoje. É formada também em Cinema e pós-graduada em Marketing.
Livros publicados (poesia): Primeiro Ato (1977), Verão (1980), Luz da Noite (1985), Casa (1991),  O Exercício das Pequenas Delicadezas (2004), Há um Mar no Verbo Amar (2007) e  Mimi reinventa o Mundo (2005- Infanto Juvenil).

Nessa edição do programa O Sul em Cima, vamos ouvir na parte musical, o trabalho mais recente do grupo Viola Quebrada intitulado "Meus Retalhos". Vale conferir!!


Ouçam Aqui - Programa 36











Nenhum comentário:

Postar um comentário