14.5.15

O Sul Em Cima 14 - A CORDA EM SI / DIMITRI CERVO


O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado ao trabalho do duo A Corda em Si e Dimitri Cervo.

O A CORDA EM SI, formado por MATEUS COSTA (Contrabaixista, arranjador e compositor) e FERNANDA ROSA (cantora e compositora), estreou em 2009, em Florianópolis (SC), com o Show O Som do Vazio, primeiro projeto do duo. O Show reúne releituras de canções brasileiras, na sua maioria de autores consagrados da MPB, arranjadas especialmente para a formação contrabaixo acústico e voz. Com uma grande aceitação por parte do público catarinense, o Show entrou para o Circuito SESC de Música em Junho/Julho de 2010, circulando por 21 cidades do Estado. Em Setembro do mesmo ano o duo fez o lançamento do seu primeiro CD O Som do Vazio, em Florianópolis, pelo selo Beluga Discos, com apoio da empresa Itaipu Binacional.
Em 2011, lançou o CD O Som do Vazio em mais duas capitais da região sul do Brasil - Curitiba e Porto Alegre. Nesse mesmo ano, o duo compôs junto com André Abujamra, a trilha sonora de abertura do filme Rendas no Ar, longa metragem catarinense dirigido pela cineasta Sandra Alves.
Em 2014 o duo produziu o seu segundo CD Sinfonia Azul de composições inéditas com direção musical do multi instrumentista André Mehmari. Participou do I Festival Música sem Fronteiras (Foz do Iguaçu/PR) onde apresentou o show Sinfonia Azul e ministrou oficinas de Canto Popular e Arranjo na Música Brasileira. Lançou o CD Sinfonia Azul em Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e em Ciudad del Este (Paraguay).


FERNANDA ROSA - Cantora de música popular tendo como base em sua formação vocal a técnica erudita, com influências da Técnica de Alexander, somadas a estudos autodidatas, desenvolvidos em seus 10 anos de carreira. Como intérprete participou do CD Lenga la Lenga (2007) que recebeu o 2º lugar no Prêmio TIM de Música Brasileira e em 2012 no CD Escolhas de Leandro Fortes. Cantou ao lado da Camerata Florianópolis - com regência do maestro Jefferson Della Rocca - no concerto "Canções" em 2013 e 2014.
Como professora, em 2014 ministrou Oficina de Canto Popular no Festival Internacional Música Sem Fronteiras (Foz do Iguaçu/PR). E além de lecionar aulas individuais de canto, realizou diversos trabalhos de preparação vocal para atores e grupos de teatro em Florianópolis.

MATEUS COSTA - Desde 1989 atua como instrumentista e arranjador em diferentes estilos musicais. Estudou contrabaixo com a professora Maria Helena Salomão - primeiro contrabaixo da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSINPA). Integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina (OSSCA) e o Quinteto de Cordas da OSSCA. Participou da Orquestra Municipal de Florianópolis, da Camerata Florianópolis e da Orquestra da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina).
Foi regente do grupo vocal Urubá Madrigal, onde compunha os arranjos para músicas populares. Tocou em grupos de jazz e big band como Galo de Macumba Jazz e Compasso Aberto Big Band. Como professor lecionou curso de contrabaixo erudito na Oficina de Música do IMCARTI (Instituto de Música, Canto e Arte de Itajaí/SC), de 1998 à 2001. Em 2014 ministrou oficina de Composição e Arranjo na Música Popular no Festival Internacional ,úsica Sem Fronteiras (Foz do Iguaçu/PR).

Além das músicas dos CDs Sinfonia Azul e O Som do Vazio do duo A Corda em Si, vamos ouvir na abertura do programa a belíssima música Abertura Rio 450 Anos de DIMITRI CERVO, com a OSB - Orquestra Sinfônica Brasileira.

Dimitri Cervo - Foto: Débora Zandonai
DIMITRI CERVO - Nasceu em Santa Maria e começou a destacar-se nacionalmente em 1995, quando Abertura e Toccata recebeu o 1º Prêmio no Concurso de Obras Orquestrais do XV Festival de Londrina e foi executada por cinco orquestras brasileiras. Sua discografia inclui dois CDs individuais, Toronubá e Série Brasil 2010, além de obras registradas em CDs de diversos grupos e artistas. Seus principais estudos de piano, composição e regência deram-se nas cidades de Porto Alegre, Siena, Salvador e Seattle. Graduou-se em piano na UFRGS (com Dirce Knijnik), e realizou os cursos de composição (com Franco Donatoni) e de música para cinema (com Ennio Morricone), na Accademia Chigiana de Siena, Itália.


Ouçam Aqui - Programa 14




https://acordaemsi.wordpress.com/
https://www.facebook.com/acordaemsi?fref=ts
http://dimitricervo.com.br/
https://www.facebook.com/CervoBrasil2000?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário