1.11.14

O Sul Em Cima 27 / 28 - Grupo Maria Vai Com as Outras


Grupo Maria Vai Com as Outras - Foto: Camila Mazzini

O SUL EM CIMA dessa semana vai mostrar o trabalho do Grupo Vocal MARIA VAI COM AS OUTRAS.

Maria Vai Com as Outras nos seus 12 anos de existência, desenvolveu um trabalho a quatro vozes femininas. A capela ou com acompanhamento instrumental, arrebatavam o público com a beleza das vozes, dos arranjos, do repertório e, especialmente, pela afinidade musical das cantoras.
No início o grupo tinha o nome D'Quina prá Lua. O vocal foi criado no final de 1998 com a idéia de montar o musical Maria Vai Com as Outras. As cinco cantoras foram reunidas. Era importante que sensibilidade, criatividade e expressividade estivessem aliadas.
No primeiro semestre de 2000, o quinteto sentiu que era o momento para o Maria Vai Com as Outras. Foi assim que concorreu e foi beneficiado com o financiamento do FUMPROARTE.
Com a montagem do musical, o D'Quina prá Lua recebeu o Prêmio Açorianos de Música - categoria Revelação MPB / 2000.
Foto: Cláudio Etges
Foram carinhosamente batizadas de "Marias" e de 2002 até o final, em 2010, respondiam pelo nome - Maria Vai Com as Outras.
No segundo semestre de 2001, o grupo concorreu novamente ao FUMPROARTE, desta vez para a gravação do CD com o repertório do espetáculo. Foi beneficiado e recebeu o Prêmio Açorianos de Música - categoria Grupo de MPB / 2002.
As integrantes do Vocal D'Quina prá Lua na ocasião do lançamento do CD Maria Vai Com as Outras eram a CLÁUDIA BRAGA, DÉBORA DREYER, FERNANDA NÓVOA, PRISCILA RIBAS e REGINA MACHADO.
Os arranjos eram trabalhados e escritos para a formação de quarteto ou trio, a capela ou com acompanhamento por músicos como Dimitri Cervo, Fernando Mattos, Arthur de Faria, Iuri Correa, Martinez Nunes e Pablo Trindade.

Vanessa, Regina, Cláudia e Débora - foto: Camila Mazzini
Em 2005 iniciaram a montagem do show Bailadêra com composições maravilhosas de musicistas brasileiras, com direção de Luciana Prass.
Em 2006 o Maria Vai Com as Outras estreou o Bailadêra. Em 2007, o grupo produziu o segundo CD.
Em junho de 2008, o Marias lançou o CD Bailadêra, com financiamento do Frumpoarte, no Teatro Renascença em Porto Alegre, abrindo as comemorações de 10 anos de estrada e sucesso. Em 10 de março de 2010, fez sua última apresentação, na Abertura do Sarau no Solar, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.
A formação do grupo de 2006 até o final em 2010 eram CLÁUDIA BRAGA, DÉBORA DREYER, REGINA MACHADO e VANESSA LONGONI.

O grupo encerrou as atividades em 2010, porém as integrantes do grupo seguem suas carreiras com sucesso:
- Regina Machado - além de ter participado do grupo Maria Vai Com as Outras de 1998 à 2009, participou antes disso como cantora do grupo folclórico "Folcloamérica" dirigido pela historiadora e coreógrafa Amélia Mayer, Coral da Casa de Cultura Mário Quintana, vocal Mandrialis, dirigido pelo maestro João Paulo Sefrin. De 2010 até hoje, integra o grupo vocal "Vocal 5".
- Priscila Ribas - vive desde 2003 na Itália. Entre diferentes experiências musicais, colabora com coros e emsembles vocais em repertório do antico ao contemporâneo e se formou em Canto Lírico no Conservatório Guido Cantelli di Novara na classe de Roberto Balconi. Em uma constante pesquisa da própria vocalidade, se aproxima da música contemporânea e do jazz. Faz concertos de música popular brasileira e jazz em duo com o guitarrista Paulo Zannol, com o grupo Bossaraw e com diversos músicos do norte da Itália.
- Débora Dreyer - é mezzo-soprano e iniciou seus estudos de canto em 1996. Nos anos seguintes participou de vários corais e fez inúmeros trabalhos. No início de 2014, juntamente com o Maestro Tiago Flores, montou o TAKT Vocal, formado por 12 cantores profissionais, que apresenta obras vocais de diferentes estilos e épocas, aproximando os repertórios clássico e popular, quebrando barreiras entre os diversos universos sonoros. Além do trabalho como cantora e preparadora vocal, em 2014 assumiu a Direção do Depto de Produção Artística da OSPA.
- Cláudia Braga -  nasceu em Montenegro em uma família de muitos músicos. Estudou na Fundarte, quando era ainda o Conservatório de Música de Montenegro. Naquela época teve a oportunidade de aprender vários instrumentos, canto coral e ballet. Fez faculdade de Nutrição, onde se especializou em Nutrição Clínica e Transtornos do Comportamento Alimentar e trabalhou por 11 anos nessa área. Em 1998 foi uma das fundadoras do Maria Vai Com as Outras. Em 2004 foi uma das fundadoras da Casa Elétrica - que hoje é chamado de Espaço de Cultura para Crianças, onde é oferecido oficinas regulares para a pitocada de 0 a 10 anos, projeto de férias, a Microgaleria, O Teatrinho da Casa, a Bibliotequinha da Caselé, a Editora Caselé, entre muitas outras atividades.
Desde março, Cláudia iniciou com a violonista Luciana Prass a construção de um novo espetáculo, de voz, cordas e percussão, com um repertório que vai passear por canções que estiveram em seu recital de formatura, composições brasileiras, repertório popular internacional mais antigo e muitas outras coisas. Com certeza, será mais um sucesso na carreira de Cláudia Braga.
http://www.casaeletrica.art.br

Foto: Camila Mazzini


Vamos ouvir em O Sul Em Cima, dois programas que apresentam os dois trabalhos do Maria Vai com as Outras, os CDs Maria Vai com as Outras e o Bailadêra, e alguns trabalhos de suas integrantes. Vale conferir o excelente trabalho, a sensibilidade e as belíssimas vozes e interpretações do grupo MARIA VAI COM AS OUTRAS!


Ouçam Aqui - Programa 27   (Programa 1)


Programa 27/2014 - MARIA VAI COM AS OUTRAS - Parte 1


Programa 27/2014 - MARIA VAI COM AS OUTRAS - Parte 2




Ouçam Aqui - Programa 28  (Programa 2)

Programa 28/2014 - MARIA VAI COM AS OUTRAS - Parte 1


Programa 28/2014 - MARIA VAI COM AS OUTRAS - Parte 2






Nenhum comentário:

Postar um comentário