11.10.14

O Sul Em Cima 24 - MILONGAS



O SUL EM CIMA dessa semana mostra várias versões  de músicas do ritmo chamado MILONGA  ou que tenham ligação com esse ritmo contagiante.

A Milonga é chamada por ritmo rioplatense porque é comum na área da Argentina, Uruguai e no Sul do Brasil. Embora o ritmo seja muito conhecido na Argentina, teve muita influência no RS, formando parte das tradições gaúchas.

O termo "milonga" vem de uma palavra africana que significa - palavra -. Ao parecer também fazem a relação as origens com alguns tipos de danças africanas que se dançavam entre um homem e uma mulher, o que também se tornou uma característica da milonga. A princípio, a milonga era um tipo de poema cantado, onde as letras eram mais importantes que a música.
Quando esse ritmo foi evoluindo, as músicas viraram mais complexas e um pouco mais rápidas. Esse ritmo surgiu no século 19 com os gaúchos argentinos e depois se introduziu ao Brasil pela fronteira com Argentina. Era uma música principalmente cantada pelos "payadores" acompanhados pelo violão, logo depois se incorporaram instrumentos como a flauta, o piano e o violino. A milonga foi influenciada por outros ritmos como o candombe, a mazurca e a valsa, e foi se formando o tango, ritmo que se tornou famoso mundialmente e foi evoluindo paralelamente a milonga.
O termo milonga depois ficou conhecido por ser uma dança, similar ao tango. Porém o jeito de dançar milonga muda por regiões, por exemplo, a milonga riograndense gaúcha é uma dança calma. Pelas influências à dança, ela possui giros lentos entre outros cortantes, lembrando os ganchos e sacadas do tango.

Existem diferentes características deste ritmo e dependem da região  (Argentina, Uruguai ou Rio Grande do Sul). Por exemplo a Milonga Pampeana ou milonga tradicional é conhecida geralmente por ter andamento lento, em compasso 4/4 ou 2/4, tonalidade menor, ou usando escalas menores quando tem tonalidade maior, o que dá uma sensação de melancolia.

Segundo algumas fontes, em 1968 o conjunto Farroupilha gravou pela primeira vez uma milonga no RS, chamada "Milonga do Bem Querer", que apresentamos no programa.

Vamos ouvir em O Sul Em Cima dessa edição algumas versões de Milongas interpretadas por vários artistas do Sul do Brasil, do Uruguai e Argentina.

Músicas:

1- Corazoncito   (1928) -Carlos Gardel (Rafael Rossi / José Rial)
2- Milonga Del Angel  - Astor Piazzolla y su Quinteto Tango Nuevo
3-Milonga do Bem Querer - Conjunto Farroupilha - 1968
4-Siembra - Kleiton & Kledir e Mercedes Sosa (Vitor Ramil e Fogaça)
5- Milonga para as Missões - Renato Borghetti (Gilberto Monteiro)
6- Milonga Borgeana - Pery Souza e Jaime Vaz Brasil - Part. de Vitor Ramil  (Pery Souza e Jame Vaz Brasil)
7-Milonga do Campo Largo - Luiz Marenco
8-Frontera - Jorge Drexler  (Vencedor do Oscar de Melhor canção original "Al Otro Lado Del Rio" incluído no  filme Diários de Motocicleta de Walter Salles em 2004)
9-Milonga de Todos os Lugares - Richard Serraria e Daniel Drexler (Pirisca Greco,Pablo Grinjot e Zelito)
10-Desgarrados - Victor Hugo (Mário Barbará Dornelles, Sérgio Napp)
11-Milonga Blues - Oly Jr.
12-Milonga para los Perros - Projeto Ccoma (Luciano Balen e Roberto Scopel)
13-Milonga Orientao - Bebeto Alves e Humberto Gessinger




Ouçam Aqui - Programa 24








Fontes; 
http://musicagaucha123.blogspot.com.br/p/milonga.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Milonga

Agradecimentos: Gisela D'avila (sugestão e seleção de músicas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário