9.8.14

O Sul Em Cima 16 - Pelotas


O Sul Em Cima dessa edição é uma homenagem aos 202 anos de PELOTAS, completados dia 7 de julho de 2014.

Pelotas está localizado as margens do Canal São Gonçalo que liga as Lagoas dos Patos e Mirim, as maiores do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul e está a 250 quilômetros de Porto Alegre, a capital do estado.
Na história econômica do município, destaca-se a produção do charque, que era enviado para todo o Brasil e que fez a riqueza de Pelotas em tempos passados.


Tanto a zona urbana quanto a rural de Pelotas conta com monumentos, paisagens e belas vistas, que levaram a televisão brasileira a escolher o município já por três vezes como cenário para suas produções: Incidente em Antares, cuja locação foi feita na zona do porto; A Casa das Sete Mulheres, gravada numa charqueada na zona rural e do filme O Tempo e o Vento, cujas filmagens ocorreram no fim de abril de 2012.




Em Pelotas é realizada todos os anos, a tradicional Fenadoce - Feira Nacional do Doce, festa de eventos ancorada pelos famosos doces de origem portuguesa que fazem a fama de Pelotas.

A principal imigração ocorrida na região foi a vinda de portugueses. Outra imigração importante na região foi a de alemães, embora tenham preferido fixar-se na zona rural do município, ao contrário dos portugueses, que o fizeram na zona urbana. Também são dignas de nota outras etnias que em Pelotas fixaram residência, como os negros africanos, italianos, poloneses, franceses, judeus, árabes libaneses, etc.
Com a mistura étnica que caracteriza Pelotas, não é surpreendente que seja um rico centro cultural e político, sendo conhecida como a Atenas Rio-Grandense.
Berço e morada de inúmeras personalidades da cultura nacional, como do escritor regionalista João Simões Lopes Neto, de Hipólito José da Costa - patrono da Imprensa no Brasil, do pintor Leopoldo Gotuzzo, do escultor Antonio Caringi, entre outros.
O município teve forte influência da estética portuguesa, com seus casarões com cerâmica portuguesa na fachada. Pelotas é muito rica em tesouros arquitetônicos e monumentos, muitos tombados pelo patrimônio histórico do município e do Estado.
Um exemplo de monumento do acervo do município é o Chafariz "As Três Meninas". Destaca-se na arquitetura do município suas igrejas, o Grande Hotel e o Mercado Público.
A Catedral do Redentor, também conhecida como "Igreja Cabeluda", ficou conhecida por sua característica cobertura vegetal. Ela abriu suas portas em 1892. Sua torre possui 27 metros de altura e os vitrais vieram de Nova Iorque. Enfim, há muito mais para se conhecer em Pelotas...


No programa O SUL EM CIMA, vamos ouvir músicas de alguns artistas que nasceram ou que moram em Pelotas. Vamos ouvir as belas interpretações de Kleiton & Kledir, Vitor Ramil, Leandro Maia, Avendano Jr, Bella Stone, Gahuer Carrasco, Cardo Peixoto, Giba Giba. A música Lagoa dos Patos é interpretada por Kleiton & Kledir com participação especial de MPB4. A gravação é de 1981.

Divirtam-se e comentem!!


Ouçam Aqui - Programa 16


Programa 16/2014 - PELOTAS (Homenagem aos 202 anos)  - Parte 1


Programa 16/2014 - PELOTAS (Homenagem aos 202 anos)  - Parte 2





3 comentários:

  1. Kleiton, muito bom o programa em homenagem à nossa querida Pelotas. Obrigado por incluir-me nessa turma maravilhosa. Um grande abraço. Paz e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Cardo,
    Em breve faremos um programa só com suas obras.
    Mais sucesso para você!
    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Kleiton, meus cumprimentos pelo seu Blog. Quero contribuir dizendo que vi em um site, que o Chafariz das três meninas em Pelotas não é francês, mas sim ESCOCÊS. Só para reforçar, a presença britânica foi grande em Pelotas no século 19 e 20, onde este povo participou do crescimento e desenvolvimento de nossa cidade doce. É só olharmos como exemplo as histórias do Bonde e do Solar da Baronesa para vermos a participação inglesa no crescimento de nossa Pelotas nos séculos 19 e 20. Houve até colônia britânica em Pelotas no século 19 e sobrenome SINNOTT da ETA de Monte Bonito prova este fato, que está registrado na nossa prefeitura. A ETA Sinnott em Pelotas funciona até hoje, abastecendo com água, boa parte da nossa população.
    Fontes pesquisadas:
    Setembro - interior gaucho
    interiorgaucho.blogspot.com/2009_09_01_archive.html
    Untitled Document
    www.pelotas.com.br/baronesa/historia/historia_antunes_maciel.htm

    OS BONDES EM PELOTAS - A NOVIDADE NO RIO GRANDE DO SUL
    02/05/2012
    Zênia de León

    Meu e-mail: oscarwother@live.com ---------- ABRAÇÃO

    ResponderExcluir