13.7.14

O Sul Em Cima 13 - Porto Alegre é Demais!


O Sul Em Cima dessa edição mostra músicas do projeto do CD "Porto Alegre é Demais!" que  são canções que falam dessa maravilhosa cidade!

A cidade de Porto Alegre tem como data oficial de fundação 26 de março de 1772 com a criação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, um ano depois alterada para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. O povoamento, contudo, começou em 1752, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos trazidos por meio do Tratado de Madri para se instalarem nas Missões, região do Noroeste do Estado que estava sendo entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, nas margens do Rio da Prata. A demarcação dessas terras demorou e os açorianos permaneceram no então chamado Porto de Viamão, primeira denominação de Porto Alegre.
Em 24 de julho de 1773, Porto Alegre se tornou a capital da capitania, com a instalação oficial do governo de José Marcelino de Figueiredo. A partir de 1824, passou a receber imigrantes de todo o mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses. Este mosaico de múltiplas expressões, variadas faces e origens étnicas, religiosas e linguísticas, faz de Porto Alegre, hoje com quase 1,5 milhão de habitantes, uma cidade cosmopolita e multicultural, uma demonstração bem sucedida de diversidade e pluralidade.

Uma corrida no Gasômetro, na contraluz do vermelho do pôr-do-sol. Mate no Parque da Redenção.
Caminhada no Parcão. O viaduto Otávio Rocha, perfeitamente simétrico, engole a luz dos carros que cortam a velha avenida Borges de Medeiros à noite. Um barco costeia o Cais do Porto, enquanto jovens confraternizam nos bares da Cidade Baixa e senhoras compram peixes no Mercado Público. Essa é a descrição de alguns cartões postais da cidade. Mas tem muito mais...
Ao lado, podemos ver o Beira Rio, Santander Cultural, Brique da Redenção, Largo dos Açorianos, Parque Moinhos de Vento, Museu Iberê C amargo, Mercado Público, Usina do Gasômetro, Casa de Cultura Mário Quintana, Redenção, Laçador, Pôr do Sol, Arena do Grêmio. São alguns dos lugares que vale a pena conhecer em Porto Alegre.


O Sul Em Cima mostra nessa edição, músicas que falam sobre Porto Alegre interpretadas por Isabela Fogaça (Porto Alegre é Demais), Kleiton & Kledir (Deu Pra Ti), Victor Hugo e Angela Jobim (Horizontes), Cigano (Porto City), Lourdes Rodrigues e Geraldo Flach (Alto da Bronze), Elis Regina (Porto dos Casais), Kleiton Ramil (Porto é meu Porto), Bebeto Alves (Pegadas), Hermes Aquino (Porto Alegre, Porto Alegre), Raul Ellwanger (Pialo de Sangue), Victor Hugo (Coração Porto-Alegrense), Neto Fagundes (Beirando o Rio) e Paulo José interpretando um poema de Luiz Coronel chamado "Pequena canção para uma cidade muito amada".



Divirtam-se e comentem!!



Ouçam Aqui - Programa 13



Programa 13/2014 - Porto Alegre é Demais! - Parte 1


Programa 13/2014 - Porto Alegre é Demais! - Parte 2



Fonte:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário