26.10.13

O Sul Em Cima 28


O Programa O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a obra de HILTON BARCELOS.

Hilton nasceu em Porto Alegre/RS e iniciou sua carreira artística participando de festivais de música em 1972. Em 1976, classificou-se em primeiro lugar no I Festival de Santa Mônica (PR). Realizou vários shows solo e com seus parceiros nos anos seguintes.
Gravou, em 1982, seu primeiro disco, o compacto simples "Confissões de um retrato falado", contendo parcerias com Fernando Montalvão.
Em 1990, lançou o LP "Arquétipos", reunindo instrumentistas e compositores, com regência e arranjos próprios e de Roberto Bürgel. O disco contou com a participação da Orquestra de Harmônicas de Curitiba, os grupos Nymphas e Renascentista, solistas da Orquestra Sinfônica do Paraná, vocalistas e instrumentistas de diversas tendências.
Lançou, em 1998, o CD "Olhos de Luz" contendo 13 faixas com autorias próprias e parcerias. O disco contem três arranjos do maestro Waltel Branco para quarteto de sopros e a participação especial de Carlos Malta e Jorginho do Trompete. Participam também o grupo Na Tocaia e outros.

Hilton participou de vários outros projetos. Em 2007, fez a concepção, roteiro e direção do show "Música Feita no Paraná" com a participação de diversos músicos. Nesse mesmo ano, lançou o songbook "Além das Pérolas", organizado por Alessandra Angelo, com partituras, letras de músicas, poemas e parte do seu material artístico.
Participou, em 2008, do documentário "Música Subterrânea", do "Projeto Olho Vivo". Nesse mesmo ano, permaneceu alguns meses na Europa (Espanha e Portugal", divulgando seu trabalho.
De volta ao Brasil, lançou em 2009, o songbook "Nas trilhas do Tempo", contendo partituras, poemas e letras próprias. Em seguida, voltou à Europa (Madri, Barcelona e Amsterdam) para divulgação artística e início de novos projetos.
Em 2010, lançou pelo selo alemão Bloodsugar Records, a coletânea "In the Paths of Time", com 15 faixas de sua exclusiva autoria. Voltou à Europa para divulgar o trabalho.

HILTON BARCELOS, compositor, poeta, intérprete, se revela um músico e arranjador instigante e moderno. Enfoca as questões sociais, espirituais e das paixões humanas através de suas canções, poemas e da estética musical que utiliza. A intuição conduz sua obra.
Suas influências vão da Soul Music ao Rock Progressivo, passando pelos ritmos orientais, Bossa Nova, Jazz e a Música Popular Brasileira. Versátil, Hilton trabalha com a integração das artes, sem modismos. Apesar de não rotular sua música, ele transita pelas influências regionais, nacionais e universais. Sua ecleticidade no seu modo de compor e a fusão de várias tendências transforma sua obra em uma música sem fronteiras.


Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA, algumas músicas dos seus trabalhos "Arquétipos" e  "Olhos de Luz". Vale conferir esse maravilhoso e interessante trabalho de HILTON BARCELOS!


Ouçam Aqui - Programa 28

Programa 28/2013 - Hilton Barcelos - Parte 1


Programa 28/2013 - Hilton Barcelos - Parte 2







Fontes:
http://www.hiltonbarcelos.com.br/
https://www.facebook.com/hilton.barcelos?fref=ts
http://www.dicionariompb.com.br/hilton-barcelos



Um comentário: