25.5.13

O Sul Em Cima 12


Em O SUL EM CIMA dessa edição, vamos mostrar o novo trabalho de Marcelo Fruet & Os Cozinheiros chamado AIÓN.

Marcelo Fruet nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é produtor musical, compositor popular, toca violão e faz gravações em seu atelier. Acostumado a produzir discos de outros artistas e criar trilhas sonoras para a TV e o cinema, o gaúcho demonstra habilidades que vão além da criação e interpretação musical: produz, grava e mixa pessoalmente seus discos.
A banda, também formada por Nicola Spolidoro (guitarra), Leonardo "Brawl" (baixo), André Lucciano (bateria) e Lúcio Chachamovich (violões), tem dois discos gravados e já tocou em diversos festivais do Brasil e no exterior, incluindo o SXSW 2008 (Austin, TX, EUA), o Kansai Music Conference 2012 (Osaka, Japão) e o Brasil Rural Contemporâneo 2011. Fruet- que já teve música tocada no Big Brother 7, recebeu quatro Prêmios Açorianos de Música e um troféu de Melhor Música Original no Festival de Gramado - foi o único artista do estado do RS selecionado para participar do Festival Música Pra Todo Mundo, promovido pela Oi Música. Também foi um dos únicos artistas da nova geração que integrou o show de 30 anos do movimento da MPG, ao lado de renomados compositores gaúchos, como Bebeto Alves e Nelson Coelho de Castro.

foto: Christian Jung
O trabalho inédito de Marcelo Fruet & Os Cozinheiros, intitulado "AIÓN" foi primeiramente lançado no Japão e estreou em Porto Alegre/RS em novembro de 2012.
A expressão "AIÓN", oriunda da Grécia antiga, é usada para se referir a um tempo diferente do cronológico, que não pode ser medido pela quantidade, mas pela qualidade. O design gráfico do álbum criado pelo designer Índio San, por outro lado, tem inspiração na física, misturando linhas de reflexão com o "olhar do observador" - representação gráfica de um olho geralmente usada para descrever o posicionamento do sujeito que enxerga uma determinada imagem de um objeto em um esquema ótico. É dessa forma que Marcelo Fruet apresenta os dois eixos centrais que movem seu trabalho musical: tempo e ilusão. Não por acaso, o disco foi lançado primeiro no Japão, onde o tempo começa antes, no dia de amanhã, em relação ao Brasil. Contrariando a lógica, o disco "AIÓN" nasceu no futuro e de cabeça para baixo,  devido à diferença de fuso-horário e localização geográfica de meridianos opostos dos dois países no globo terrestre.
O ano de 2013 promete: o grupo foi convidado mais uma vez para apresentar seu trabalho no SXSW 2013 e foi contemplado pelo FAC-RS para uma turnê pelo estado do RS durante o primeiro semestre do ano.

Clipe da música SONG FOR TOM,  filmado e editado no Japão:


Vamos apreciar então esse belo e interessante trabalho de Marcelo Fruet & Os Cozinheiros e fazer parte também desse AIÓN!

Divirtam-se e comentem!!

Ouça aqui - Programa 12 

Programa 12/2013 - Marcelo Fruet & Os Cozinheiros -  Parte 1

Programa 12/2013 - Marcelo Fruet & Os Cozinheiros -  Parte 2



http://www.cozinhandomusica.com
https://www.facebook.com/cozinhandomusicapage?fref=ts

(Comentários: Mari Kineuchi)


Um comentário:

  1. Ótimo! pra quem quiser ver, aqui vai o clipe de Song For Tom, filmado e editado no Japão: http://www.youtube.com/watch?v=mrVP6AxTegg

    ResponderExcluir