17.3.12

O Sul Em Cima 3

Ana Prada Drexler
Daniel Drexler
O terceiro programa O Sul em Cima deste ano traz os uruguaios Ana Prada e Daniel Drexler, que trazem um trabalho marcado por uma concepção musical original, criativa e talentosa, mesclada por diferentes influências. Pelo jeito, o talento aqui é uma dádiva familiar: Ana Prada é prima de Daniel Drexler, irmão de Jorge Drexler, outro músico uruguaio já bastante conhecido. Ana é considerada um dos melhores expoentes da nova geração de "cantautores" (cantores/compositores) da região do Rio da Prata, além de ter recebido os títulos de artista revelação do folclore no prêmio Gardel da Argentina e em diversas categorias nos prêmios Graffiti do Uruguai. Sua carreira profissional na música começou com Daniel, em 1994, integrando o grupo "La Caldera" e desde então nunca mais saiu de cena, sendo corista de outros artistas importantes, participando de grupos vocais e começando sua carreira como solista em 2006. Nos últimos anos, tem se apresentado em diferentes países como Espanha, Dinamarca, Suécia, Argentina e Brasil, além de seu país natal.
Na segunda parte do programa, vamos curtir Daniel Drexler, considerado um dos melhores cancionistas uruguaios de sua geração. Seu trabalho traz a marca de uma música pop eletroacústica com influência de gêneros folclóricos do Rio da Prata como a milonga pampeana, o candombe, a chamarrita e a murga montevideana. Em 2005, cria o termo "templadismo", para se referir a uma nova corrente estética integrada por músicos argentinos, uruguaios e do estado do Rio Grande do sul, no Brasil. Nessa corrente, os pontos mais destacados seriam a busca da presença de reflexos topográficos, climáticos e demográficos regionais sobre a criação e uma atitude criativa aberta, "antropofágica", que assimila as influências de um mundo globalizado.

  Divirtam-se e comentem.
(Comentário de Silvana Campos)



Ouçam Aqui - Programa 3


Programa 3/2012 - Ana Prada e Daniel Drexler - Parte 1


Programa 3/2012 - Ana Prada e Daniel Drexler - Parte 2


                                    

7 comentários:

  1. Muito bom!
    Adorei as músicas de Ana Prada e Daniel Drexler, seria muito bacana escuta-los novamente no Sul em Cima.
    Abraço,
    Andrey

    ResponderExcluir
  2. Valeu Andrey. Quando tivermos novo material deles tocaremos com certeza.
    Também gostei!
    Abç

    ResponderExcluir
  3. Muito bom escutar os programas seus por aqui, Kleiton, facilita pra gente. Mas onde estão os outros que faltam?

    Marcelo de São Paulo

    ResponderExcluir
  4. Muito bom,mas vc parou de fazer o programa?Hoje já é 08 de abril!...


    Bjs,Neide

    ResponderExcluir
  5. Bom,no meu pc são 00:58 de 08 de abril...

    Neide

    ResponderExcluir
  6. Kleiton ia ser incrível um encontro musical de vocês com Ana Prada, imagino ela cantando "Paixão" com vocês ao vivo. Não iria perder por nada isso.

    Grande Abraço,
    Beatriz Silveira

    ResponderExcluir
  7. Queridos amigos e amigas...
    Obrigado pelas perguntas e comentários.
    Creio que agora vamos ter os programas atualizados. Ficamos um pouco para trás porque uma de nossas colaboradoras sofreu um acidente e só agora voltou a raia (com tudo!).
    Em breve teremos novo Blog, ou melhor, Blog com nova cara!
    Vamos em frente.
    Bjs, abraços

    ResponderExcluir