18.9.10

O sul Em Cima 17

Quem decide ser artista, músico especificamente, carrega junto com a profissão um fardo (ou não), seu estado de espírito passa a ser um livro aberto. Parece que fica impossível ser imparcial ao sentimento que cintila no íntimo do compositor quando trabalha em sua obra. Alguns até conseguem ser um pouco imparcial. Já outros utilizam sabiamente esse "fardo" como ingrediente para enriquecer a música. Ouvir canções feitas com sentimento com certeza é muito mais prazeroso.

O Sul Em Cima 17 traz dois compositores e um grupo que traduzem sensações em harmonias e melodias geniais. Os multifacetados Hermes Aquino e Fernando Ribeiro, e a banda de vocais incomparáveis: Hallai Hallai.

Sintam, divirtam-se e comentem.
(Comentários de Aline Mariano)



Ouçam Aqui - Programa 17 -  Hermes Aquino. Fernando Ribeiro e Hallai Hallai


Programa 17/2010 -  Parte 1


Programa 17/2010 - Parte 2 



16 comentários:

  1. Aline,por que agora só vc escreve?O Kleiton nos abandonou?

    Hermes Aquino?Lembro dele,sim.Ele cantava Nuvem Passageira e era uma música muito bonita.

    ResponderExcluir
  2. Aline,aí em baixo quem escreveu fui eu,é que esqueci de assinar.

    Neide

    ResponderExcluir
  3. Oi meu querido, viu? Passei por aqui e adoreiii
    beijinhos e volte!!
    Rainha

    ResponderExcluir
  4. Gostei do programa visto ser o Hermes Aquino compositor inspiradíssimo que soube plantar seu lugar no cenário da MPB e colhe até hoje bons frutos decorrentes do seu trabalho.
    Mas...Kleiton, gostaria muito de ouvir um programa só seu e do Kledir, um programa que destacasse algumas músicas suas, menos tocadas ou menos conhecidas, mas nem por isso menos bonitas. Queria muito que apresentasse num dos próximos programas as músicas do CD "Dois", que comprei não me lembro em que ano e que curti pouco, pois o mesmo me foi "surrupiado", prá não dizer roubado mesmo!!! Fiquei chateada e não encontrei outro prá colocar no lugar...
    No caso de vc apresentá-lo em um dos "O SUL EM CIMA", a gente teria o recurso de gravação e com isso ter de volta as melodias do CD "Dois".
    Obrigada desde já.

    Voltando ao Hermes, na melodia "Linda" achei que ele vacilou bastante na afinação, comprometendo enormemente a interpretação: não gostei.No mais o programa esteve ótimo, inclusive pareceu-me um pouco mais curto que os outros. Melhor.
    Bjs,
    celeste.

    ResponderExcluir
  5. Na música "Linda" não é só o Hermes que canta. Ele e Carlinhos Hartlieb alternam solos. E já houve um programa sobre Kleiton e Kledir exatamente assim como você descreve, com músicas pouco conhecidas. Não lembro qual deles foi, mas ainda está aí para ser ouvido.

    ResponderExcluir
  6. Celeste, o programa com K&K ao que o Emilio se refere, é o de número 7. Está no player ao lado. Segere um especial K&K parte 2 rsrs. Já conseguiu a música "Amargo"? É do primeiro disco de nome Almondegas mesmo.

    Neide, o Kleiton sempre passa aqui, disso pode ter certeza. A dupla estava em turnê pelo interior do Rio Grande do Sul, imagina a correria.

    Beijos,
    Aline

    ResponderExcluir
  7. Muito bom. Uma pena não termos os discos de Fernando Ribeiro em cd.

    ResponderExcluir
  8. Só um complemento: o anúncio institucional (de página inteira na Revista Pop e talvez outras) que o Kleiton cita, onde estava escrito "Eu quero um estado de espírito", era da gravadora EMI (ex-Odeon), justamente a que lançou o LP do Fernando Ribeiro onde constava a faixa "Estado de Espírito". Por isso eu acho que pode não ter sido coincidência. Não era anúncio do LP, mas o slogan pode ter sido inspirado na música.

    ResponderExcluir
  9. Oi,professor! Bom demais te ver por aqui...
    Eu ainda não toco violino mas continuo apaixonadinha por ele.
    Abraços e tudo de sublime para vc!
    Silvania Tatajuba (de alguma sala de bate papo da Riolink)

    ResponderExcluir
  10. Emilio Pacheco, valeu a informação quanto à música e interpretação de Linda. Confesso que não percebi o solo alternado dos dois cantores,visto que as vozes são bem semelhantes... e pareceu-me que o Hermes canta na segunda parte, acertei? Ouvindo com mais cuidado já não achei que houve tanta desafinação assim. Talvez pelo fato dos referidos cantores não terem uma extensão muito grande de voz, nos tons mais altos tem-se a impressão que desafinam...Gostei bem mais do que da primeira vez...
    Quanto ao programa que eu sugeri seria exclusivo sobre o CD "Dois", que, como disse, não me recordo mais quais as músicas que o compoem já que o meu CD "evaporou-se"...
    O programa de nº 7 a que vc se refere foi um dos que mais gostei, pois já conhecia todas as músicas apresentadas, pois tenho todas elas guardadas nos elepes da época: destaque para Saiçu, uma verdadeira pérola solada pelo Kleiton e acompanhada por Egberto Gismonti na sanfona; e Corpo e Alma, na versão inspiradíssima, perfeita do Kledir!!!
    Parabéns ao Kleiton, a vc e aos demais colaboradores do programa O SUL EM CIMA, especialmente por este, o de nº 7, que foi mesmo especial!

    Carinho sempre,
    celeste.

    ResponderExcluir
  11. Engraçado que as vozes do Hermes e do Carlinhos não são tão parecidas assim, mas nessa gravação, especificamente, ficaram. Às vezes fico em dúvida, mas acho que o Hermes canta a segunda parte, sim. A dicção do Hermes é melhor (o Carlinhos tinha a "língua pguesa", ele cantava "Maguia da Paz, teu amorg me faz progugar saberg cada vez mais...") e acho que a voz é mais "límpida" também. Mas nessa música não se nota muita diferença.

    ResponderExcluir
  12. Prezado Kleiton , recebi um e-mail do querido jornalista Emílio Pacheco nos informando sobre o teu programa" Sul em Cima". Só hoje (23/setembro )é que consegui ouvir...te confesso
    daqui de cima da Pompéia (Sampa), nesta hora em que estou só (20:00 hrs.), voltei aos anos 70 e desenterrei os pergaminhos sagrados do Hallai e sai dos meus refúgios existenciais, e entrei de novo naquele grande sonho da idéia tribal de que Deus atrai somente os que estão dispostos...te confesso que a emoção voltou ao meu coração, depois de ouvir o Hermes , o Carlinhos e o grande Fernando Ribeiro , que tivemos o prazer de conviver com êle aki em Sampa , fazendo trabalhos para Vice Versa, até
    os últimos momentos do querido Fernando do qual gravamos uma música muito linda chamada "Quando Viajar Pro Norte. Te agradeço por estes momentos mágicos que me levou de volta a grande máquina do tempo me fazendo viver uma experiência transcendental. É preciso conservar a qualquer custo a ilusão! Um grander abraço e obrigado por estes momentos que me levou a uma regressão atávica . By / Necão (Hallai Hallai)

    ResponderExcluir
  13. Músicas gostosas de ouvir, algumas bem psicodélicas... "Nuvem Passageira" eu conheço desde sempre, muito tri! A música "Linda" é linda!(bah!!!) Amei o Fernando Ribeiro e Hallai Hallai é muito bacana, não me perdóo por não conhecer essa banda maravilhosa antes! Gostei bastante do programa, quanto ao GRENAL, bem, sou colorada... hehehe

    Novo livro? opa, que beleza!!!

    -Sabrina Oliveira.

    ResponderExcluir
  14. Oi pessoal.
    Aqui estou depois de ter minha orelha puxada por amigos e amigas cobrando que não tenho aparecido aqui no blog.
    O que fazer? Ando correndo muito, fazendo shows. Agora por exemplo, escrevo de Belo Horizonte onde faremos show amanhã, junto do o 14 BIS no encerramento de um festival de corais. Que presente para mim que adoro vocais.
    E por falar em vocais...
    Necão, que bom que você gostou do Hallai Hallai no programa e do repertório. Para mim também está sendo prazeroso revisitar as canções dessa época tão rica de gente talentosa.
    Emílio e Aline, obrigado por atenderem o pessoal que anda por aqui, vocês são grandes amigos, muros de arrimo.
    Juliano, Silvania, Celeste, Sabrina, obrigado pela presença de todos por aqui, e desculpem minhas ausências.
    Abraços e muita música boa para vocês! Como o Necão falou, é preciso conservar a ilusão...

    ResponderExcluir
  15. Kleiton,

    KK e 14 Bis juntos???Que maravilha!...E eu aqui em Sampa,perdendo isso!...
    Graças a Deus vcs estão na estrada juntando cada vez mais admiradores das suas músicas e da arte de vcs.Não há,Kleiton,quem fique imune às músicas e ao trabalho de vcs porque é um trabalho feito com alegria,amor e muita qualidade.
    O ano está acabando,infelizmente acho que vcs só virão aqui em Sampa no ano que vem e nós estaremos aqui para aplaudi-los.
    Hoje à noite virá outro Sul em Cima para encher nossos ouvidos de boa música e boa prosa.
    Bom show aí em BH e muito sucesso pra vc.
    Que bom que voltou aqui,não é,menino?

    Bjs,Neide

    ResponderExcluir
  16. Este é um tópico antigo do Blog do Kleiton, mas posto aqui porque tem a ver com o assunto: o selo Discobertas, de Marcelo Fróes, está relançando em CD os álbuns "Desencontro de Primavera" e "Santa Maria" de Hermes Aquino e "Em Mar Aberto", de Fernando Ribeiro - justamente os dois artistas focalizados neste programa.

    ResponderExcluir