19.10.09

Alma tocada pela ópera Norma

Sou um ser musical antes de literário e normalmente o que me prende em primeiro lugar são as soluções harmônicas e as melodias.
Na Ópera Norma, de Bellini, havia momentos em que percebia enorme beleza estética no conjunto harmônico. Procurava escutar com atenção a relação entre os naipes da enorme orquestra (Orquestra Sinfonica Nacional da Síria  e grande coral). Delicio-me buscando perceber quantos e quais os instrumentos de orquestra que estão em ação (quem sabe um dia possa fazer igual - é uma grande escola). Havia momentos fascinantes de movimentos ritmicos na base harmonica que sustentavam a melodia de forma inusitada. E muito variada. Sim. Bellini não se contentava com a repetição de formas e isso torna o desenvolvimento da obra saborosa em cada conjunto de compassos. As melodias não me surpreenderam tanto e em alguns momentos pareciam mais exercício acrobático para as vozes dos solistas do que própriamente adequadas para transportar o libreto. A compreensão do texto, em italiano, estava comprometida pelas vozes impostadas com técnicas de cantores líricos, portanto minha natural dificuldade de mergulhar em textos cantados ficou ainda mais prejudicada. Porém fiquei saciado e muito impressionado com a força interpretativa da soprano sérvia Tatiana Seijan. Divina! Eu sabia que tratava-se de um drama com morte dos personagens solistas ao final da Ópera o que ajudava. Mas era realmente impressionante a incorporação da personagem feminina na soprano, que se  evidenciava pelo rosto transmutado em sofrimento profundo sagrado. Em muitos momentos em que fiquei hipnotizado pela sua performance passava-me pela cabeça que ela estaria naquele momento, como ninguém jamais havia feito, expressando em forma de música, através da voz que vinha direto de sua alma e daquele olhar indescritível que nada vê, que tudo vê, o sofrimento existencial de toda a humanidade que até hoje não entende seu significado. 



A regência é de Riccardo Mucci. 
Teatro Romano de Bosra (ruínas do imperio romano) - Síria

19 comentários:

  1. Professor Kleiton,

    Obrigada por essa aula em forma de narrativa um tanto poética. Adoro vir aqui ler seus textos pois acabo aprendendo muita coisa e percebo que quanto mais se aprende, mais se tem a aprender.

    Sua observação sobre a soprano Tatiana Seijan me fez lembrar de quando estudei canto lírico. No começo insistia em dizer para minha professora. "Mas se a ópera conta uma história, como irão me entender se meu palato está lá em cima, laringe lá embaixo e uso ressoadores nunca usados na fala? Ah, vai ver é por isso que a platéia acompanha com a revistinha (chamava o libreto de revistinha só para provocar hehe)". Ela, sabiamente, me explicou que a magia da compreensão de uma ópera é a interpretação dos personagens e dos instrumentos. "Vou trabalhar muita interpretação com você, deve incorporar o personagem e procurar sentir a situação." Ok, vamos lá! Fiquei empolgadíssima com a idéia. Adivinha com o que começamos... Castrato, Lascia ch'io pianga :/

    Nada mais delicioso que acompanhar uma ópera, toca mesmo a alma!
    Beijokkas!

    Aline Mariano

    ResponderExcluir
  2. Kleiton,

    Só uma vez na vida fui a uma ópera.Foi em 2000,aqui em São Paulo,no Teatro Alfa e gostei muito.
    A ópera,na verdade,duas,foram Cavalleria Rusticana,de Pietro Mascagni(1863-1945)e Pagliacci,de Ruggero Leoncavallo(1857-1919).Faz tempo mas ainda tenho o libreto aqui.
    O mais bonito é que o teatro dispõe de legendas em português,no alto do palco,para se entender o enredo que eles cantam.
    Achei lindo tudo,os figurinos,a montagem,os cenários,o cuidado com tudo,tudo emocionante...
    O libreto diz que a Cavalleria Rusticana estreou no Teatro Constanzi,em Roma,em 17 de maio de 1890 e Pagliacci estreou no Teatro Dal Verme,em Milão,em 21 de Maio de 1892.
    Lembro que quando vi aquela ópera senti uma tristeza no peito por constatar que a maioria das pessoas nunca terá a oportunidade de assistir um espetáculo tão belo.
    As pessoas mais comuns,com menos acesso à cultura,senão à cultura de massas,não sabe que a música,o cinema e as artes em geral não se dividem,como elas pensam,em velho e novo mas em bom e ruim.E o que é bom permanece através dos tempos.

    Bjs,Neide

    ResponderExcluir
  3. É verdade Neidinha, eu nunca tive ainda a oportunidade de assistir uma ópera, mas imagino que deve ser um espetáculo muito belo ainda mas que sou muito emotiva, choro choro choro, que quando for se tornará inesquecivel. Deve ser a mesma sensação quando ouvi a canção Corpo e Alma dos meninos pela primeira vez, eu chorei, da segunda também, da terceira idem, em dois shows que eu assisti também, sinto tanto sentimento nas palavras compostas pelo Kledir e na resposta da interpretação do Kleiton que ufa... é uma declaração de amor, eu realmente só parei de chorar algumas semanas atrás, acredito que quando um espetáculo e a música são bons se tornam inesquecíveis como Kleiton e Kledir.
    Beijos a esses meninos.
    Isana.

    ResponderExcluir
  4. Kleiton,

    O meu comentário hoje não é sobre música ou ópera: queria saber como faço prá deletar alguns comentários meus. Outro dia havia um recadinho numa de suas páginas: "o texto (ou comentário) foi retirado pelo autor..."
    Tb gostaria de eliminar coisas que escrevi aqui, mesmo que o tenha feito de coração e com muita sinceridade...
    Pode ser bem fácil, mas confesso que não sei como fazer.
    Acredito que todas as suas fãs que aqui comparecem sabem fazer isso, mas eu não sei.
    Por isso, "meninas" de plantão: Neide, Sandra, Aline, Isana, me ajudem a despoluir o blog do Kleiton!
    Ou faça vc mesmo, tá bom?
    Carinho enorme prá todos,
    celeste.

    ResponderExcluir
  5. Celeste, para deletar um comentário é preciso ter um blog também. Eu já apaguei um meu aqui porque mudei o nome de usuário (usava o pseudonimo Lylie). Se não tiver um, é bem fácil criar uma conta. Aproveite para mostrar os seus talentos. Sempre comenta coisas lindas, pelo menos é minha opinião.

    Beijokkas!

    ResponderExcluir
  6. Kleiton,

    Olá você!
    Sou de Pelotas, moro em Porto Alegre. Gostei muito da música Pelotas... até escrevi em meu blog, um pouco de minha conexão com a musicalidade da dupla. Não sou escritor nem artista... não vai reparar. Queria avisar que indiquei vocês... e anexei o caminho do site oficial.

    Bah! to gastando o dvd de vocês... escuto no carro, minha mulher já esta reclamando: -Este dvd, denovo! É que admiro o estilo de vocês. Acho único, impar... em cada comentário, em cada música vou divagando em silêncio dentro de meu carro, no caminho para o cursinho ou para o trabalho...

    Fique com Deus!
    Parabéns pelo lindo trabalho.
    Abraço!

    Rogério Volcan
    rvolcan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Kleiton,

    Olá você!
    Sou de Pelotas, moro em Porto Alegre. Gostei muito da música Pelotas... até escrevi em meu blog, um pouco de minha conexão com a musicalidade da dupla. Não sou escritor nem artista... não vai reparar. Queria avisar que indiquei vocês... e anexei o caminho do site oficial.

    Bah! to gastando o dvd de vocês... escuto no carro, minha mulher já esta reclamando: -Este dvd, denovo! É que admiro o estilo de vocês. Acho único, impar... em cada comentário, em cada música vou divagando em silêncio dentro de meu carro, no caminho para o cursinho ou para o trabalho...

    Fique com Deus!
    Parabéns pelo lindo trabalho.
    Abraço!

    Rogério Volcan
    rvolcan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Rogério

    Seja bemvindo ao nosso "point" rsrs
    Aqui nos encontramos com Kleiton e lemos um pouquinho do que ele pensa e sente, e claro, também damos uns "parpites" rsrsr
    Quanto a escutar o dvd nem se incomode porque as minhas vizinhas devem me xingar todo dia , não pelo dvd em si, mas por eu cantar junto rsrsrs
    Abraços.
    Sandra

    ResponderExcluir
  9. Aline,
    Obrigada pelo seu comentário. Acho até que consigo me expressar razoavelmente, visto que escuto muito a voz do coração: é ele que me dita tudo que escrevo, mas, em alguns casos me acho chatérrima, cansativa.Por isso queria que houvesse uma "tecla", um jeito de selecionar alguns comentários e deletá-los.
    Minha filha já sugeriu-me criar um blog, mas não tenho paciência....a vida da gente hoje em dia é muito corrida e gosto de espairecer justamente aqui no "Kleiton e Kledir"!
    Eles são demais,não são?
    A gente não enjoa jamais,pelo contrário, ficamos cada dia mais reféns de tudo que eles fazem, das músicas, dos vídeos (acabei de rever o Kleiton cantando BRY, que adoro), da generosidades deles, do jeito carinhoso com que tratam seus fãs, enfim, estar aqui é estar feliz, é estar em paz, além do que acabamos nos divertindo muito com a diversidade de opiniões e "causos" pitorescos.
    Vou pensar na idéia do blog, mas...o que quero mesmo, por enquanto é curtir "de montão" este blog aqui....

    Beijão, amiga,
    celeste.



    menos já fiquei...

    ResponderExcluir
  10. Celeste,Aline,Sandra e Isana,temos aqui mais um admirador de Kleiton e Kledir e isso é ótimo.
    Rogério,seja bem vindo,agora é trabalhar,divulgar o trabalho dos meninos que são tudo de bom e merecem muito carinho e sucesso.
    Ouvir muito faz parte e presentear os amigos também.

    Bjs,Neide

    ResponderExcluir
  11. Vivaaa! Temos mais um amigo de blog! Seja bem vindo à festa Rogério. Vamos trocar figurinhas. Daqui saem coisas diversas, principalmente do querido Kleiton. Sempre com uma história emocionante, bem humorada e instrutiva. Isso mesmo, vamos mostrar que o Autorretrato é ótimo e botar a boca no trombone e os dedos no teclado hehehehe.

    Beijos,

    Aline Mariano

    ResponderExcluir
  12. Celeste,

    Obrigada pelas palavras lá no blog.O poema é meu,faço poemas quando tenho tempo mas ele tem que vir de dentro.Esse tem uns 4 anos de feito.A música de Andrea Bocelli é a que mais gosto de todas que ele canta e por isso eu a coloquei lá para ilustrar o poema.Que bom que vc gostou!...

    Bjs,Neide

    ResponderExcluir
  13. Celeste


    Gostei da Idéia da Aline, faz um blog pra você,vc não é chata , escreve bem, não vê o blog da Neide, tem poemas, músicas, Kleiton e Kledir, cotidiano, muito bacana quase todos os dias passo lá, faz o seu que tb vou lá, ânimo querida faz... e terei mais uma opção de lazer.
    Bjs a Cel e a todos os associados deste Clube Blog Kleiton.
    Isana

    ResponderExcluir
  14. Rogério,

    Como a Neide, Aline e Sandra comentaram, seja vem vindo a esse meu espaço, que é de todos.
    Fico muito feliz que o Autorretrato seja importante para você, como é para nós, e agradeço a amizade e a atenção que você dedica a dupla pessoal e publicamente em seu blog.

    Grande abraço.
    Kleiton

    ResponderExcluir
  15. Meninas

    Essa quase "mocinha" se encontra até domingo depois do almoço no Rio de Janeiro, estou voltando a realidade no domingo a noite e posto diretinho de casa...
    Saudades de acompanhar as kleitetes.

    Beijos

    Sandra

    ResponderExcluir
  16. Kleiton e meninas,

    Vcs sabem o que é QA???Pois é,QA vem a ser o quoeficiente de adversidade.É quando vc acorda e dá tudo errado.O meu hoje tá que tá!...
    Acordei cedo e precisei fazer outra chave pra casa,o chaveiro atrasou;não fiz a chave.Precisei vir em casa,peguei engarrafamento(numa manhã de sábado!!!).Fui parar o carro no descanso e um cara colocou a moto na horizontal e o carro(Fiesta Sedan),como é grande,não cabia sem atrapalhar os outros carros.Fui lá longe colocar o carro,chego aqui vejo que vou me atrasar para o serviço.Então:todas essas coisas adversas tem que ser administradas da melhor maneira.Pessoas com QA alto,o limite de tolerancia é maior,vivem melhor;os de QA baixo vivem pior porque explodem com qualquer coisa.O meu hoje está médio mas vai melhorar porque tô indo pro carro pra ir pro trabalho ouvindo Kleiton e Kledir e aí não tem QA ruim que resista,vou ficar dez.
    Bjs a todos vcs

    Neide

    ResponderExcluir
  17. Neide

    Quanto ao QA recentemente passei por isso após a queda do helicóptero da PM no Rio. Eu estava na minha mãe que fica distante da casa de minha tia. E eu precisava descer para o Catete. Nunca tive medo de descer até porque morei mais de vinte anos no Rio, nesse dia literalmente amarelei... Apelei pra descer junto com uma amiga ...pela Avenida Brasil quem conhece o Rio sabe como é... claro me pelando de medo!!
    Estávamos confortavelmente instaladas, quando numa das inúmeras bifurcações da dita avenida, o "frescão" como nós chamamos os ônibus mais confortáveis , simplesmente falhou...detalhe : ao descer do dito eu sentia a "brisa" vinda dos carros que transitam por essa avenida... A minha amiga resolveu esperar pelo outro porque descia direto no trabalho dela, e eu , cheia de bagagens, notebook, celular...e com muito medo peguei a primeira van escrita Centro.
    Desci na Avenida Rio Branco e peguei o metrô.
    Cheguei na casa de minha tia sã e salva esquecendo, porém alguns presentes que ganhei de aniversário na casa de minha mãe.
    Nesse mesmo dia a noite eu havia marcado de encontrar um amigo na Praça Cardeal Arcoverde, quando mais um QA aconteceu...
    Ele havia dito Cantagalo...e eu como um dois de paus plantada esperando ele e falando com ele ao cel perguntando onde estaria...
    Ai ele liga na minha casa no interior de São Paulo e pergunta a meu marido o meu celular do Rio...isso sem contar que também ligou na minha tia rsrsrs
    Quando finalmente ele me disse que estaria no mesmo local que nos encontramos na última vez...ou seja no Cantagalo (entre Ipanema e Leblon) rsrsrs lá vou eu pro metrô de novo rsrsr.
    Por sorte ele é meu amigo e de meu marido também...
    Senão imaginem a cena...!
    Bjs

    Sandra

    Obs: Essa menina já deixou a cidade que adotou na alma e coração chamada Rio de Janeiro, deixou família e amigos e já se encontra de volta à realidade: interior de São Paulo mais precisamente, onde o vento faz a curva rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Sempre admirei muito suas canções, juntamente quando cantava com seu irmão, que bom descobrir seu blog, sou admiradora da Tatiana Seijan, e procuro sites para ter outras notícias, pois assito na TV Senado, as apresentações dela com a orquestra da Siria. abraços!

    ResponderExcluir