13.7.09

SONHOS E SONHADORES

Autor: Kleiton Ramil
Editora: FiveStar


Os dois maiores desafios para o conhecimento humano são os mesmos desde que começamos a raciocinar: a natureza do Universo e o funcionamento do nosso cérebro. Com a diferença que as especulações sobre o Universo já chegaram perto, se não de uma explicação final pelo menos de algumas certezas irretratáveis, enquanto ainda sabemos pouquíssimo sobre os processos da nossa mente - inclusive sobre o seu poder de especular. Conhecemos melhor as estrelas distantes do que o Universo que temos por dentro, que ainda nos intriga e deslumbra como no tempo das cavernas. E entre os mistérios do cérebro nenhum é tão fascinante quanto o sonho, essa segunda vida que nos transporta a outro mundo, essa criação involuntária que transforma até cavalões, dormindo, em mestres do surrealismo. Sonhando, todos são, desde criança, simbolistas geniais. De onde vem isso? Como é que funciona? Este livro explora nosso universo interno através da experiência onírica do seu autor e de outros sonhadores. Mas o autor não é apenas outro especulador. Trata-se de um artista, que alia à sua pesquisa rigorosa e às suas leituras exaustivas sobre o assunto uma sensibilidade rara, evidente para quem já ouviu sua voz e suas composições (para não falar no seu violino). O que faz do seu trabalho, mais do que um livro de sonhos, um livro de sonho.

Luis Fernando Verissimo

Release

“Sonhos e sonhadores” é um livro diferente. O autor abre sua “caixa de tesouros” para dividir com o leitor viagens deliciosas no mundo onírico. Kleiton Ramil (Kleiton & Kledir) acredita que simplesmente anotar seus sonhos e debruçar-se sobre eles traz ao sonhador acesso, por observação ou associação, a informações do seu subconsciente que se tornam de valor inestimável para a vida. Aqui ele divide suas experiências conosco como modelo, seu caminho “pessoal e instrasferível”, mas sem dúvida instigante e que vai despertar o interesse de todos para essa forma particular de ampliar a percepção do mundo que nos cerca.
O livro indica manerias de lembrar os sonhos ao despertar assim como sugere formas de interrogar o que neles se observa, seja pelos inúmeros exemplos citados de outros autores como pelos caminhos que ele mesmo elegeu e experimentou.
O autor começou nos anos 70 a fazer pesquisas com material onírico. Durante o período que se seguiu até hoje reuniu milhares de sonhos anotados e comentados. Tornou-se um auto-didata no assunto, através de estudos dos mestres da psique como Freud, Jung, Marie-Louise von Franz entre outros. Fez vários tipos de terapias que também propiciaram intensas oportunidades para mergulhar nos sonhos com a supervisão de especialistas, o que o ajudou a trilhar um caminho original, unindo interesse genuíno e conhecimento adquirido.
No início do livro um misterioso sonho lúcido convida o leitor a mergulhar no assunto. Após o texto de abertura encontra-se uma deliciosa “História resumida dos sonhos” que revela que os sonhos já eram celebrados e pesquisados desde os tempos dos Egípcios, passando por Gregos, Romanos e outros povos antigos, até nossos dias. Em “Sonhos premonitórios”, relembra sonhos clássicos e exemplifica casos menos conhecidos, abordando a seguir Cuningham, Freud, Jung e Marie Louise von Franz e desenvolvendo, de forma sucinta, o pensamento destes e de outros estudiosos da psique.
Essa primeira parte prepara o leitor para acompanhar 23 sonhos selecionados que aparecem na segunda, redigidos com riqueza de detalhes e o mais fielmente possivel aos originais, sendo em seguida comentados e discutidos.
“- Inicialmente pensei em fazer um livro só apresentando os sonhos como haviam sido sonhados, com os comentários que sempre faço a seguir, onde exploro de várias formas possíveis a aventura de descobrir significados ou de apenas mergulhar nessas histórias incríveis e tão familiares ao mesmo tempo. Porém percebi que havia outras informações interessantes que eu poderia passar para as pessoas, dividindo com elas um pouco de tudo que li e aprendi. Assim o livro ganhou duas partes”, diz o autor.
O texto todo está exaustivamente ilustrado com citações de diversos autores e não há em “Sonhos e sonhadores” a intenção de apresentar idéias definitivas sobre o assunto, ou defender Escolas. É um livro sonhado e escrito por um artista apaixonado pelo que relata e que, depois de mais de 30 anos de pesquisa, decidiu dividir essa experiência fascinante com o público.

7 comentários:

  1. Kleiton, onde adquirir o seu livro "Sonhos e Sonhadores?"
    Não quer enviar-me um de presente?
    Se eu gostar compro em seguida uns 20 para presentear, ok?
    "Então tá", ficamos assim.
    Bjs,
    celeste.

    ResponderExcluir
  2. Excelente livro...estou esperando o próximo ! O mais rápido possível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    Gostaria de saber como faço para adquirir o livro Sonho e sonhadores, pois tenho uma livraria em Pelotas Rs, e não consigo livro com nenhum fornecedor, tens como entrar em contato comigo (53) 3025.6979. att, Cris ou Andre

    ResponderExcluir
  4. Cris, Andre,

    A Editora FiveStar que lançou meu livro fica no Rio de Janeiro e podem fazer contato através do site de mesmo nome.

    Quando for a Pelotas se possível farei contato pelo telefone de vocês para conversarmos.

    Obrigado pelo interesse.
    Kleiton

    ResponderExcluir
  5. Kleiton
    Favor informar o telefone e ou endereçco da Five Star no Rio de janeiro - jigouveia@oi.com.br

    ResponderExcluir
  6. Comecei a ler hoje,estou adorando.
    Eu também não estava conseguindo,mas pelo site da livraria Cultura é possível comprar,fiz o pedido e em três dias estava chegando na minha casa.

    ResponderExcluir
  7. Amei o livro,simplesmente maravilhoso.Quero mais! Mas tenho que fazer um comentário. Fiquei surpresa ao ler o sonho do mercadinho e saber que tens um poodle chamado Lupi. Meu poodle também se chama Lupi. O nome foi dado pela minha filha Luísa, nem imagino por que motivo escolheu esse nome. Meu irmão o chama carinhosamente de Lupicinio. Bem...temos alguma coisa em comum,rsrs.
    Estou na espera de mais livros,adorei. Rose

    ResponderExcluir