20.11.15

O Sul Em Cima 40 - GUSTAVO RIPA


O SUL EM CIMA Especial dessa edição é dedicado a obra de GUSTAVO RIPA.

Gustavo Ripa é músico, guitarrista e compositor uruguaio nascido em Salto. Foi integrante dos grupos Rumbo y Canciones Para No Dormir La Siesta nos anos 80-90 com os quais realizou centenas de apresentações no Uruguai, gravando vários discos e vídeos. Fez parte de uma banda que acompanhou vários artistas importantes em seu país.
Fundador e docente de "Casa de la Guitarra" junto a destacados músicos e docentes do Uruguai (Eduardo Larbanois, Numa Moraes, Popo Romano, Esteban Klisich, Fernando Yáñez, Jorge Nocetti, entre outros).
A partir de 2010 tem tido uma destacada carreira de solista, tendo publicado tres discos. Também tem se destacado como pesquisador e docente na área de musicoterapia.
Em 2010 lança seu primeiro CD solo "CALMA", um trabalho de versões instrumentais para guitarra, de canções da música popular uruguaia de várias gerações. Este trabalho ganhou Disco de Ouro e Disco de Platina no Uruguai. 
Em 2012 lançou "MÁS CALMA" que recebeu Disco de Ouro e Platina em seu país e Prêmio Graffiti 2013 de melhor álbum de Música Instrumental. Esse trabalho teve participação de Popo Romano (contrabaixo), Alan Wiuker (tablas) e Nico Arnicho (percussão). Esse CD é uma continuação de CALMA, seu antecessor. Nesse trabalho o artista explora também outros instrumentos e timbres que levam a outras dimensões sonoras. O canto das aves, os Cuencos Tibetanos, o maravilhoso Cuatro Venezolano e o mágico Hang Drum artesanal, tudo isso leva a uma música simples, mântrica e meditativa.
Em 2013, lança um livro de partituras dos dois primeiros CDs Calma e Más Calma, com arte de Macachín e textos do próprio Gustavo e do jornalista e poeta Atílio Duncan Perez da Cunha (Macu).
Em dezembro de 2014, Gustavo Ripa lançou o CD CALMA 3 que recebeu o Disco de Ouro no Uruguai. 

Vamos ouvir no programa O Sul em Cima um pouco de sua belíssima obra.
Do CD Calma temos as músicas Príncipe Azul (E. Mateo / H. Buscaglia), Biromes y Servilletas (L. Masliah), El Fuego Sagrado (M. Ingold). Fazem parte do CD Más Calma, as músicas Ky Chororó (Anybal Sampaio), Tus Abrazos (Jorge Galemire), Y Hoy te Vi (Eduardo Mateo), Tema de Amor de Cinema Paradiso (Ennio Morricone). E do CD Calma 3, as músicas Adiós A La Rama / Muy Lejos Te Vas (Rubén Rada), Milonga En Do (Alfredo Zitarrosa), Luces en la Esquina (Gustavo Ripa), Carbón Y Sal (Jaime Roos / Estela Magnone) e Serenata para la Tierra de Uno (Maria Elena Walsh) interpretadas por Gustavo Ripa a quem esse programa é dedicado.

No início do programa vamos ouvir um belo trecho do novo livro de Kleiton Ramil chamado KYOTO, lançado no começo do mês na Feira do Livro de Porto Alegre. Lançamento da Editora InVerso.
http://www.editorainverso.com.br/produto/kyoto/

O programa está imperdível!!


Ouçam Aqui - Programa 40






Para quem quiser conhecer ou  entrar em contato para shows ou adquirir CDs e livros de Gustavo Ripa:




2 comentários:

  1. Gustavo nao so e um grande Musico, e tambem una pessoa maravlhosa, um companheiro Solidario e gentil sempre. Fico feliz que o Brasil, a través de otro grande Kleiton Ramil, conheca o trabalho dele.

    ResponderExcluir
  2. Gustavo, seguramente llegara al corazón de quien lo escuche
    pues transmite exactamente lo que es; un gran ser humano y gran músico.

    ResponderExcluir