12.3.15

O Sul Em Cima 5 - KILLY FREITAS e ANTONIO SKÁRMETA


Antonio Skármeta e Killy Freitas em La Chascona - Casa de Pablo Neruda em Santiago - Chile

O SUL EM CIMA Especial dessa semana mostra o trabalho de Killy Freitas, em especial músicas do CD "Café Frio", parceria com o escritor chileno Antonio Skármeta.

Um feliz intercâmbio entre Brasil e Chile, unindo talentos, misturando ritmos, estilos e sotaques. Um escritor chileno renomado que ama a música brasileira e um músico brasileiro com grande influência latina. Assim pode ser definido "CAFÉ FRIO".
As canções tem letras de Skármeta, musicadas por Killy, que assina também a produção e os arranjos do trabalho.
Para engrandecer ainda mais o projeto, Killy convidou alguns dos melhores músicos do Rio Grande do Sul para participações especiais: os cantores Victor Hugo e Bianca Obino (indicada ao Prêmio Açorianos de Música 2013 nas categorias instrumentista MPB e Revelação), acordeonista Renato Muller, o saxofonista Pedrinho Figueiredo, o guitarrista Ricardo Vogt (da banda de Esperanza Spalding), dentre outros.
As gravações aconteceram entre setembro de 2012 e junho de 2014, em Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Montevideo, Santiago e também na Inglaterra.
A obra que está na capa e no encarte é do artista plástico, o paulista Newton Mesquita, feita especialmente para o CD.
As canções vão do samba ao bolero, passando pela milonga, chamamé, bossa nova e por vezes um discreto sotaque jazzístico.

KILLY FREITAS nasceu em Santa Cruz do Sul/RS. Compositor, violonista, guitarrista e cantor, envolvido em vários projetos musicais, com uma carreira de quase 30 anos dedicados à música. Trabalha na criação de trilhas sonoras para teatro, música instrumental, educação musical e outros projetos autorais.
Em 2010 e 2012 se apresentou na Espanha, em vários concertos na cidade de Zaragoza, junto a músicos espanhóis. No ano de 2011, Killy lançou o cd d'Alma, de música instrumental. O seu trabalho autoral tem sido muito bem recebido em todos os meios artísticos e pela crítica especializada brasileira e internacional. 
Em 2012 foi indicado para o Prêmio Açorianos de Música 2011, nas categorias Instrumental - Compositor e Revelação. Também em 2012, participou do II Porto Alegre Instrumental, um dos maiores eventos do gênero no Estado.
Em 2013 ganhou a Comenda Rotária em Santa Cruz do Sul, por seu trabalho na música e o Prêmio Sarau com Ritmo, da Academia de Artes e Letras do Rio Grande do Sul.
Desde então tem feito apresentações instrumentais pelo Rio Grande do Sul e se dedicado à produção e gravação do cd "Café Frio", lançado em 2014.

Considerado um dos principais escritores contemporâneos, ANTONIO SKÁRMETA  nasceu em 1940, em Antofagasta, no Chile, filho de imigrantes iugoslavos. Graduado em filosofia e literatura, é romancista, dramaturgo, diretor e roteirista cinematográfico e de TV. Seus romances e contos têm sido traduzidos para mais de 25 idiomas, muitos deles reeditados permanentemente.
Exilou-se em Berlim entre 1975 e 1988. Foi embaixador na Alemanha entre 2000 e 2003. Seu primeiro livro, "El Entusiasmo", foi publicado em 1967. Sua obra mais famosa é "O Carteiro e o Poeta" (1985), adaptado duas vezes para o cinema. O filme chileno "No", indicado ao Oscar em 2013, também é inspirado em obra de sua autoria. No primeiro semestre de 2013, Skármeta firmou parceria com o diretor e ator brasileiro Selton Mello, que já começa a prospectar cenários, no Rio Grande do Sul, para adaptar ao cinema um dos romances mais recentes do escritor chileno, "Um pai de cinema".

Vamos ouvir em O SUL EM CIMA esse lindo e emocionante trabalho de Killy Freitas e Antonio Skármeta!



Ouçam Aqui - Programa 5







Nenhum comentário:

Postar um comentário