16.5.13

Memórias de um Sonhador - Novo Livro de Kleiton Ramil


Dia 16 de maio às 18h, Kleiton vai estar autografando seu novo livro "Memórias de um Sonhador", no Instituto João Simões Lopes Neto
PELOTAS/RS

ESTÃO TODOS CONVIDADOS!!!




SINOPSE

Os sonhos sempre despertaram minha curiosidade e a partir da adolescência passaram a ter um lugar fundamental em meus interesses e pesquisas. Depois de entender o significado de um sonho emblemático que muito me impressionou, passei a ler grandes pesquisadores do mundo onírico, como Freud, Jung, Marie Louise von Franz, Artemidorus, Scott Cunningham, Joseph Campbell, entre outros, e tornei-me um autodidata no assunto.
Esse conhecimento teórico foi sedimentado durante décadas em terapias que vivenciei com psiquiatras, psicólogos, grupos de estudos assim como em debates acalorados com amigos e outros especialistas que manifestavam interesse pelos estudos da psique.
Memórias de um sonhador é meu segundo livro sobre o assunto, sobre o qual pretendo, junto com a música, dedicar toda minha vida, seja pelo material inesgotável de pesquisa que oferece, como pela inegável riqueza que há no nosso inconsciente, um grande tesouro para o desenvolvimento pessoal e para criações artísticas. Grandes mestres beberam dessa fonte, como o pintor surrealista Salvador Dali e o cineasta espanhol Luis Buñuel.
No início do livro pergunto-me, buscando uma atitude original como escritor, como deveria escrever esse novo trabalho sobre sonhos e concluo que devo buscar uma orientação vinda dos próprios sonhos, ou seja, da parte mais profunda e reveladora da mente. A partir da incubação* desse assunto, dessa questão, descrevo os acontecimentos conscientes e oníricos, em forma de diário, onde relato tudo o que acontece associado aos sonhos e a pergunta proposta. Depois de alguns meses de observação recebo um sonho oracular com a misteriosa orientação, a meta de escrever o livro em 12 passos, ligados aos 12 Trabalhos de Hércules, aos 12 signos do Zodíaco, aos 12 meses do ano, em suma, observando a relação dos sonhos com o número 12.
O enigmático sonho leva-me a segunda parte do livro onde, por todos os meios, busco e anoto conexões entre mitologia, astrologia e outros assuntos relacionados ao 12. Vivo intensas experiências em vários lugares do planeta onde meus sentidos estão todos voltados para vivenciar fatos e realidade onírica e focados em registrar acontecimentos relacionados ao sonho primal ou porto de partida. Isso manteve olhos e ouvidos bem abertos para observar experiências de pessoas e textos relacionados com minhas pesquisas.
Durante o trajeto intuo a participação no livro de pensadores com afinidade ao assunto, que concordem em publicar seus depoimentos. Os 12 convidados são representantes de seus signos no horóscopo: os artistas Zeca Baleiro e Verônica Sabino, a jornalista Denise Cunha, chefe de redação da TV Globo, Edson Erdman, diretor de televisão e eventos artísticos,, estão entre outros colaboradores talvez não tão ilustres, mas não menos importantes. Cada um desses 12 textos encerra os capítulos da parte final do livro, oferecendo abordagens tão originais quanto saborosas.
Na terceira e conclusiva parte do livro sinto-me pronto para relatar os frutos que colhi: Elos de ligação entre sonhos, os 12 trabalhos de Hércules, os 12 signos do horóscopo e assuntos correlacionados, tudo isso alinhavado por depoimentos que, durante mais de um ano de trabalho, serviram de espinha dorsal para analisar e descrever minha existência, no estado de vigília e nas revelações oferecidas, à noite, pelos sonhos, em toda sua plenitude.
Experiências de muitas pessoas são citadas, sonhos comentados assim como obras significativas para a humanidade como A Santa Ceia, de Leonardo da Vinci, mística pintura carregada de simbolismos e mistérios insondáveis.
A renomada astróloga Cláudia Lisboa enriquece este livro com as epígrafes que acompanham os doze capítulos finais, metáforas que dizem tanto em poucas palavras.
Assim como o Memórias de um sonhador é um ouroboro, uma experiência que se resolve em si mesma e se justifica, é também o ponto de partida para muitas outras experiências oníricas que pretendo continuar experimentando e dividindo com aqueles que amam sonhar.

Kleiton Ramil

*Incubação em um sonho e feita através de atitudes durante o dia que influenciam o material onírico à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário