11.11.09

Liane dos Santos

... e falando em poesia. Minha vida mudou depois de ler os poemas de Liane dos Santos. Meu novo livro (será lançado adiante) abre com um poema seu, outros poemas enriquecem seu conteúdo e um texto fala de maneira muito reduzida da força de sua arte.
Nunca seremos como uma Liane dos Santos, um Mário Quintana, um Manuel Bandeira, escrevendo poemas, mas poder fazê-lo já é um privilégio, uma necessidade indispensável. 
Com a palavra "poética":Liane dos Santos!

Os poemas dormem.
Se não lidos ou decorados
um a um se recolhem 
aos livros fechados.

Os poemas dormem 
e podem salvar vidas.

De quando em quando
é preciso acordá-los,
dar-lhes uma lida,
quintaná-los,

e lançá-los ao mundo

como quem joga
uma corda a quem se afoga.


Liane tem muitos livros escritos. Recomendo "O Exercício das Pequenas Delicadezas" da Nau Editora. E preparem-se para renascer...


7 comentários:

  1. Kleiton,

    Não é que ganhei um livro dela na feira de PoA? Ainda não li, tenho que terminar um certo livro "Kleitonado". Tem pouco tempo que tomei gosto por poesias, devo admitir. Sabe, desde que conheci o trabalho da dupla que forma com seu irmão coisas muito boas tem acontecido. Conheci gente do BEM, sabe quem são. Estou redescobrindo a música brasileira depois de tanto tempo só na internacional, ou seja, abrindo horizontes... Até cupidos vocês foram, abafa hahahaha. Pode se sentir satisfeito, pois a intensão do Autorretrato está sendo concretizada para muita gente, chego a me emocionar com esse lindo movimento. Pode ter certeza que as coisas só irão melhorar with a little help from your friends (tinha que citar Beatles hehehe). Te mando um enorme OBRIGADA, conte comigo e certamente com todos os que aqui frequentam.

    Beijo na alma!

    ResponderExcluir
  2. Kleiton, "lucumalmente" lindo, simples e profundo. Gosto de poemas assim. Não conheci Liane dos Santos, vou passar a "caçá-la" por aí :)))

    Abraços y abrazos! :)))

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Putz, acho que o blog tá com algum "apagão" estranho...tinha acabado de escrever algo e sumiu sem explicação..
    Bom, vou começar de novo. Eu havia dito que esse poema é "lucumalmente" lindo e adoro poesia assim fluída, simples e tremendamente profunda.
    Beijão, vamos ver se desta vez meu comentário consegue agarrar a "folha virtual", ehehe.

    Abraço y abrazo,

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Liane dos Santos?Nunca ouvi falar!...A poesia que está aí é linda,gostei muito.Gosto de ver coisas novas,conhecer outras coisas,mudar...Liane dos Santos...vou anotar,vou anotar...

    Bjs,Neide

    ResponderExcluir
  5. Kleiton, você é que é o artista! e na sua bondade ainda me apresenta aos seus amigos e fãs. Obrigada. Acabo de ouvir o seu Autorretrato; está lírico, lindo. E "Pelotas" me fez chorar. Certamente se tornará um hino da cidade.
    Parabéns aos irmãos. Um beijo muito carinhoso, também aos que escreveram.
    Liane

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha ouvir falar em LIANE DOS SANTOS através
    de vc, grande poeta e músico, conheci Liane quando de seu ´Primeiro Ato, e vc de Jaguarão. Mariza

    ResponderExcluir
  7. Espetacular! Você diria: Tri-legal. Liane dos Santos eu já havia lido O EXERCÍCIO DAS PEQUENAS DELICADEZAS, no ano passado, e agora novamente. Ontem adquiri mais quatro dos seus livros. Hoje me deparei com o seu blog falando desta ótima poetisa. E você também é um dos grandes artistas.

    ResponderExcluir