25.9.09

Xodó e a Olina

Participei de um encontro entre amigos para receber ensinamentos sobre alimentação ayurvédica, que se origina da Índia. Esse sistema milenar tem seguidores em todo o mundo e é aplicado tanto em refeições normais como na medicina.
Na parte prática do curso, realizada ontem, o orientador monitorou nosso trabalho na cozinha durante a confecção de alguns pratos. Tudo muito interessante e consumimos alimentos curiosos e de sabor atraente. Porém para mim foi um desastre. Essa noite passei mal. Muito mal mesmo. Os alimentos eram muito picantes e meu intestino entrou em guerra consigo mesmo. Quando despertei no meio da noite percebendo que estava a beira do abismo corri para tomar um pouco de Olina. É um remédio fitoterápico, muito popular no sul do Brasil, feito com Aloe Ferox, Angélica Archangelica e Cinnamomum Zeylanicum. Vinte minutos depois de tomar uma dose, senti que estava saindo do inferno em direção ao paraíso. O enjôo passou e os pensamentos de desespero, que o sofrimento produz, aos poucos foram se acalmando. O sono restaurador voltou e hoje estou aqui sem seqüelas.
Há pouco tempo em uma entrevista em Porto Alegre, comentei que não abro mão da Olina nas viagens que faço. Os produtores enviaram um souvenir com o líquido precioso e uma gentil carta de agradecimento. Mas eu é que sou grato e acho que coisas boas devem ser apoiadas e divulgadas, em todos o setores.
Em Porto Alegre há uma senhora muito amiga de minha família, a Xodó, que é uma pessoa muito boa e profundamente religiosa. Ela me dizia com sua voz calma e texto articulado: “Kleiton, eu gosto tanto de Olina que mesmo quando não estou doente, de vez em quando tomo um pouquinho. Faz um bem...” .

“Santa Xodó, Santa Olina
Assim me protejo dos males da vida”


Com todo o respeito à cultura oriental, viva a nossa e viva a comida caseira.

Reza por nós Xodó!

16 comentários:

  1. Kleiton,que bom que vc voltou ao paraíso...
    Já passei por isso e não foram poucas as vezes: é terrível! Tenho minha cota de alimento à noite, o que deve ser mínimo, mas às vezes vou um pouquinho além do que o organismo suporta e, aí o mal estar aparece. Já desci ao inferno como vc relatou e o que me salva é a antiga "água tônica", que meu pai gostava de ter sempre em casa. Tenho sempre algumas latinahs na geladeira. Acredito que a "Olina" seja bem melhor, mais natural, mas, herdamos muito de nossas pais, não é verdade? Não fico sem "água tônica" e boldo, os quais já me salvaram mil vezes...
    Mas... e a Olina? Adquire-se em farmácias?
    Informe prá gente, tá?

    Doce beijo, bom fim de semana.
    celeste.
    (vc é muito especial em nossas vidas!)

    ResponderExcluir
  2. Celeste,
    Olina é um remédio muito popular no sul e já comprei até no Rio de Janeiro em farmácia.
    Tem um site na internet onde deves conseguir informações mais precisas ou podes escrever para vendasolina@terra.com.br

    Boa sorte.

    Kleiton

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela informação, Kleiton.
    Com certeza escreverei logo, se possível, neste domingo.
    Obrigada pelo carinho em responder.
    Dê um beijinho na Nina por mim.
    Ela é muito linda!
    Está me devendo uma resposta: vc a comprou ou ganhou?
    Qdo puder....sem stress...
    celeste.

    ResponderExcluir
  4. E remédio natural para cansaço mental vocês conhecem? Só não vale ter gosto ruim e nem sugerir uma boa noite de sono, porque não poderei dormir até o final do ano, se não termino a faculdade hehehe.
    Isana.

    ResponderExcluir
  5. Sou médica,gastro e nunca ouvi falar de Olina,só de Olinda,lá prs lados onde nasci,he he he...
    No início do mês tem congresso de gastro em São Paulo e eu vou lá,aproveito a oportunidade e falo de Olina aos colegas para saber se algum deles conhece.
    Agora,se te fez bem,ou Olina é muito bom ou vc,graças a Deus,não tinha nada de grave.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus Dra.. Nao conhece Olina? Antes de fazer ironias procure se informar. Olina é ótima.

      Excluir
  6. Kleiton,veja este vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=gpsYvqTfdgw

    é o meu filho,Renato,num trabalho da faculdade.E não é que ele ficou parecido com o Johnny Deep mesmo?
    O mais novo,o Du,parece com o Kledir,acho que eu só fiz sósias de artistas,he he he...

    Neide

    ResponderExcluir
  7. Duas questões:

    1. Olina é um remédio com disse muito bom, natural, mas é bem amargo. Muito amargo mesmo.Mas é um remédio, e não refrigerante, por isso aceitável. Eles devem lançar em breve o remédio em capsulas para atender as pessoas de paladar sensível.

    2. Sobre nossa cachorra, a Nina, ela foi presenteada com poucos meses para minha filha mais velha, pelo namorado.

    Kleiton

    ResponderExcluir
  8. Kleiton, obrigada mais uma vez, vc é muito gentil!
    Mas...ainda sobre a Nina, ela tem celular???

    Beijão!
    Feliz domingo prá vc e toda família.
    celeste.

    ResponderExcluir
  9. Sei bem o que é passar pelo inferno com a condimentada cozinha indiana, trabalho com isso. Nada melhor que aquele remedinho antigo que alguém sábio e querido nos dá, fica para sempre. O meu (indicado pela minha avó) é o famoso e amargo boldo. Um dia experimento a Olina. Que bom que está melhor!

    Uma pergunta, se puder responder...
    Será que você conhece algum desses milagres para insônia? Passa por isso também né? (isso tá virando consulta médica kkkkk)

    Um abraço bem grande para você e para a Nina!
    Aline Mariano

    ResponderExcluir
  10. Prezada "comentarista" Aline Mariano,
    permita-me antecipar-me ao Kleiton, já que ele ainda não lhe respondeu. Ele, o Kleiton já disse no seu último DVD que não gosta de remédios. Qdo tem insônia ele se exercita com posturas de ioga, e logo o sono vem...
    Vc já adquiriu o novo DVD deles?
    Está sensacional!
    Se já ou se não, qdo tiver oportunidade de ver, repare no Kleiton de chapéu e charuto na boca, dizendo-se empresário da dupla Kleiton e Kledir: maior barato!
    Grande abraço,
    celeste.

    ResponderExcluir
  11. Grande professor Kleiton (& Kledir... kkkk),

    Como você disse, Olina é "A Essência de Vida!".

    Sulista como você, também me criei com esse remedinho que me era dado por minha mãe, desde os meus tempos de Colégio Militar de Curitiba (sempre ficava mal quando comia no Rancho do CMC, por que?) e ainda hoje eu me recordo do comercial no rádio, feito pelo astrólogo Omar Cardoso, todas as manhãs. Luz e paz profunda! Apareça em meu blog quando tiver tempo.

    Luz e paz profunda!

    ResponderExcluir
  12. Agradeço a médica gastro que fez comentários acima e espero que no congresso de São Paulo os especialistas conheçam o remédio e aportem informações para você.
    Independente de pesquisas teóricas recomendo que experimente. Nada como a sabedoria conquistada com a própria experiência.

    Abç
    Kleiton

    ResponderExcluir
  13. Eu também sou "avessa" a remédios, passo longe..
    Tenho problemas de vez em quando com isônia e, como não tenho a flexibilidade que gostaria de ter...o jeito é apelar pro bom e velho suco de maracujá bemmmm azedo rsrsr.
    Quando abuso demais dos chocolates, eu que sou chocólatra assumida, recorro ao boldo.
    E tenho verdadeiro pavor de injeção por isso engulo qualquer coisa desde que seja natural, se for azedo , tampo nariz e desce rapidinho, assim nem dá tempo pra sentir o cheiro rsrs
    Nesse aspecto, sou meio parecida com Kleiton, passo longe de remédios.
    E ainda sou do tempo da história de que não se pode apontar pro céu que nasce verruga, ou então quando se arrancava dentre, jogava-se o dente arrancado em cima do telhado e dizia uns versos rsrsrs
    Tempo Bom esses !
    A sabedoria não vem com a idade e sim com a soma daquilo que nos ensina a faculdade da vida!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. acabei com a asia e o refluxo....

    ResponderExcluir
  15. Hoje tomei vou ver se fico melhor.

    ResponderExcluir